SALVAMENTO

Policiais rodoviários salvam bebê engasgado em Caçapava

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Viatura da PRF
Viatura da PRF

Policiais rodoviários federais protagonizaram um ato heroico ao salvar a vida de uma criança de apenas um ano que havia se engasgado, na madrugada da última quarta-feira (16), em Caçapava.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Enquanto abasteciam a viatura em um posto de gasolina da região, por volta de 0h10, o frentista e a mãe da menina pediram socorro, alertando para a gravidade da situação. A criança estava sem respirar e desacordada.

Um dos policiais realizou a manobra de Heimlich, permitindo que a criança recobrasse a consciência. Após a reanimação, a menina foi encaminhada ao Pronto-Socorro Infantil do Fusam para observação, onde permanece sob cuidados médicos.

A Defesa Civil aconselha que é importante estar preparado para realizar os primeiros socorros em caso de engasgamento. Quando não é possível pedir ajuda a um profissional ou aguardar pela chegada do socorro, é necessário manter a calma para realizar os procedimentos corretos.

O capitão Raphael Fernandes Brito, que está há onze anos no Corpo de Bombeiros, deu algumas dicas sobre o que fazer quando perceber que um bebê está engasgado.

1 – Coloque a criança no seu antebraço com o tórax para baixo e fique com a mão segurando seu queixo. Depois estenda o pescoço do bebê para tentar desobstruir as vias aéreas.

2 – Com a cabeça virada para baixo, dê cinco tapas nas costas do bebê fazendo um movimento para baixo e para frente. “Não tenha medo de machucá-lo nesse momento porque o tapa precisa ser firme para retirar o objeto ou fluido”, explicou.

3 – Após realizar os tapas, vire a criança e observe se o que causava o engasgo foi expelido. Com os dedos, faça o movimento de pinça, e tente desobstruir as vias aéreas com cuidado para não empurrar o objeto ou fluido ainda mais para o fundo da garganta.

4 – Se a criança ainda não estiver respirando, coloque dois dedos entre seus mamilos e faça cinco compressões.

5 – Se a criança não voltar a respirar, repita os passos.

O ideal é estar com mais uma pessoa para realizar o procedimento. Enquanto uma liga para o 190 ou 193, a outra realiza as manobras de desengasgo. Se estiver sozinho, é importante começar a fazer os primeiros socorros antes de ligar para o Copom ou o Cobom.

Comentários

Comentários