JUSTIÇA E EDUCAÇÃO

Órgãos assinam cooperação contra evasão escolar em Franca

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Lucas Faleiros/GCN
Reunião para assinatura do termo aconteceu na sede do Ministério Público em Franca
Reunião para assinatura do termo aconteceu na sede do Ministério Público em Franca

Órgãos da Justiça e educacionais firmaram, durante a tarde desta terça-feira, 15, na sede do Ministério Público, em Franca, um termo de cooperação contra a evasão e a infrequência escolar.

O documento foi assinado por Ministério Público, Diretoria Regional de Ensino de Franca, Jeia (Juizado Especial da Infância e Adolescência), Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) e FMPETIPA (Fórum Municipal de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Franca).

O promotor de Justiça Anderson de Castro explica que a necessidade de se firmar o termo de cooperação entre as entidades surgiu a partir da observação de comportamentos de jovens no período pós-pandemia. “Muitos alunos se acostumaram a ficar em casa, sem ir à escola, dedicados a trabalho informal, formal, lícito ou até ilícito, como o tráfico de drogas”.

O membro do MP-SP afirma que os órgãos vinham trabalhando de maneira individualizada com os estudantes, situação que deve mudar com a parceria.

“Em algumas ocasiões, a gente sentia falta de uma atuação mais coletiva. O termo é para que haja uma união de esforços. Para dar mais oportunidades antes de qualquer tipo de responsabilização por parte de pais e adolescentes. Mostrar quais são as possibilidades que se abrem com o ensino formal”, contou.

Por meio da junção de esforços citada pelo promotor, as instituições irão promover conversas com os alunos e seus responsáveis para falar a respeito da importância de se frequentar a escola, além de oferecer cursos de pré-aprendizagem com bolsas de R$ 300. “O objetivo é qualificar os adolescentes para que eles estejam preparados para o mercado de trabalho”.

Mais informações a respeito das bolsas e dos cursos serão divulgadas ao longo dos próximos dias.

Homenagem a juíza

O evento organizado para a assinatura do termo de cooperação também teve uma pitada de emoção. A juíza Eliana Nogueira, que se aposentará neste mês, foi homenageada pelos membros das instituições presentes.

“Ela contribuiu muito para o fomento de uma abordagem mais intersetorial entre a rede de proteção. A oportunidade foi aproveitada para render uma justa homenagem a ela em razão do trabalho dedicado à causa da infância e da juventude em Franca”, disse o promotor de Justiça Anderson de Castro.

Comentários

Comentários