BELEZA NOS CÉUS

Maior superlua do ano é nesta quinta (17); saiba como observar

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Roberto Gardinalli

Nesta quinta-feira (17), a Lua atingirá sua fase cheia, sendo classificada também como uma superlua, fenômeno que ocorre quando o satélite natural se aproxima mais da Terra durante essa fase. Esta superlua será a maior e mais brilhante do ano, com o ápice às 23h34, horário de Brasília. Não será necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno, desde que o céu esteja limpo.

Saiba mais

A Lua cheia ocorre quando o satélite está oposto ao Sol, iluminada completamente. Desta vez, a Lua parecerá cheia por cerca de três dias. O termo "superlua" refere-se à percepção de que a Lua está maior e mais brilhante, resultado da sua órbita elíptica ao redor da Terra, que varia entre 363.300 km (perigeu) e 405.500 km (apogeu). Esta será a terceira de quatro superluas consecutivas em 2023.

Culturalmente, a fase cheia sempre desempenhou papel importante em diversas tradições, sendo usada para marcar estações. A superlua de outubro é conhecida na América do Norte como "Lua do Caçador", um nome registrado em 1710, que marcava o início da temporada de caça, segundo o Almanaque do Fazendeiro.

Comentários

Comentários