A semana no Brasil deve ser marcada por mais chuvas fortes, com potencial para novos temporais e estragos, informou o site MetSul.
Leia também: Na Grande São Paulo, 900 mil pessoas continuam sem energia
As condições meteorológicas indicam a continuidade de tempestades severas, que já causaram mortes. Na última sexta-feira, oito pessoas morreram em São Paulo e no Distrito Federal. Os temporais provocaram deslizamentos, quedas de árvores e destelhamentos, principalmente na capital paulista e cidades do interior.
Essa nova rodada de tempestades será favorecida pelo aumento da umidade e pelas altas temperaturas, criando condições para a formação de nuvens carregadas em regiões como o Centro-Oeste e Sudeste.
Onde há mais risco
Estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal são áreas de maior risco. No Sul, a previsão também aponta para chuvas isoladas, com ventos fortes e possibilidade de granizo.
Em São Paulo, onde a maior parte da semana será de sol, a instabilidade deve aumentar na capital e no interior no final da semana.
No Sul do Brasil, entre terça (15) e quarta-feira (16), áreas de instabilidade devem avançar pela região e algumas podem ser fortes, por isso não se descarta a possibilidade de temporais pontuais e isolados com vento forte e queda de granizo.
O cenário atual é típico do período de chuvas de verão, com temporais localizados que se formam à tarde e à noite devido ao calor intenso e à umidade elevada. Esse padrão pode gerar tempestades isoladas, com rajadas de vento e granizo em algumas regiões.