PROMESSA

No RJ, Paes promete Ozempic de graça: 'Não vai ter mais gordinho'

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Tomaz Silva/Agência Brasil
'Todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, disse Paes em entrevista.
'Todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, disse Paes em entrevista.

Prefeito da cidade do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD) afirmou em entrevista ao jornal Extra, que colocará o Ozempic na rede pública de saúde se for reeleito e assim que a patente do medicamento perder a validade. A promessa de campanha viralizou nas redes sociais.

Leia também: Usuários de Ozempic são hospitalizados após reações causadas pelo medicamento

Paes afirmou ao jornal que perdeu 30 kg após usar o medicamento e prometeu que o Rio “vai ser uma cidade que não vai ter mais gordinho. Todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o medicamento no Brasil para o tratamento do diabetes tipo 2, mas tornou-se mais popular pela capacidade de fazer perder peso. O princípio ativo semaglutida é o que provém a sensação de saciedade.

Quando vence a patente do Ozempic?

A previsão é de que a patente vença apenas em 2026, mas, antes disso, laboratórios poderão comercializar genéricos ou similares, caso comprovem que tenham a mesma seguraça e eficácia do medicamento original.

Os laboratórios também já podem submeter o produto a agências reguladoras para aprovação, para que esteja apto a ser vendido quando o prazo da patente expirar.

Quanto custar o Ozempic e quanto custará o genérico?

Atualmente, uma caneta injetável custa, em média, R$ 1 mil.

Ainda não há estimativa de preço para o similar. A legislação brasileira define que um genérico deve ser ao menos 35% mais barato do que o original. Segundo estimativas da PróGenéricos (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares), os genéricos costumam ter um preço 60% menor no mercado brasileiro, assim, pode ser que o similar venha a custar por volta de R$ 400.

Efeitos graves

Sem orientação ou controle médico, o Ozempic pode trazer risco à saúde, como:

Problemas gastrointestinais
Hipoglicemia
Pancreatite
Problemas na vesícula biliar
Perda de peso excessiva
Desequilíbrio hormonal
Problemas renais e dependência emocional, entre outros.

Comentários

Comentários