BAURU

Grande área de mata do Vale do Igapó é consumida por incêndio

Por Bruno Freitas | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Douglas Willian
Não há ainda uma estimativa do total de prejuízo no Vale do Igapó
Não há ainda uma estimativa do total de prejuízo no Vale do Igapó

Uma grande área de mata no Vale do Igapó foi consumida pelo fogo, entre o final da tarde e a noite desta terça-feira (1). Apesar dos esforços das equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Meio Ambiente de Bauru (Semma), que combateram as chamas, houve prejuízo ambiental e riscos a algumas residências.

Por conta do problema, a prefeita Suéllen Rosim (PSD) gravou vídeo veiculado no Instagram, no qual destaca que muitos dos incêndios registrados na cidade foram causados de maneira criminosa e que houve cerca de 100 multas aplicadas aos munícipes identificados como responsáveis pela prática.

Em decorrência do fogo, a cidade amanheceu sob névoa seca, nesta quarta-feira (2). Pela manhã, a umidade do ar já estava em 35%, segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). O percentual é considerado baixo, uma vez que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é acima de 60%.

Os relatórios mensais do instituto relativos à chuva apontam que setembro somou apenas 11,7 milímetros de precipitação, o mais baixo para o mês nos últimos quatro anos. A quantidade só foi menor em 2020 - 7,9 milímetros.

Já o nível da lagoa de captação do Rio Batalha, que há quase 5 meses é incapaz de abastecer os cerca de 100 mil bauruenses que dependem da água do manancial, está em 1,46 metro, quando o ideal para atender a demanda é de 3,2 metros.

Comentários

Comentários