QUEIMADAS

Morador da região tem prisão decretada e multa por incêndios

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Alessandro dos Reis Batista Júnior é acusado de provocar incêndios em Patrocínio Paulista
Alessandro dos Reis Batista Júnior é acusado de provocar incêndios em Patrocínio Paulista

O Ministério Público do Estado de São Paulo pediu a prisão preventiva de Alessandro dos Reis Batista Júnior, de 19 anos. O rapaz é acusado de provocar grandes incêndios em Patrocínio Paulista.

Além da prisão, ele foi multado em R$ 3 milhões. A medida foi fundamentada na gravidade dos atos, que ocorreram de forma sistemática e em intervalos curtos, colocando em risco a segurança e a saúde pública, segundo o MP.

O juiz Afonso Marinho Catisti de Andrade decretou a prisão cautelar do acusado, afirmando que outras medidas não seriam suficientes para impedir novos delitos e garantir a ordem pública, dada a natureza dos crimes e suas consequências.

Apesar de ser tecnicamente primário, o investigado possui um histórico de crimes graves, incluindo associação criminosa para roubo de maquinário agrícola.

“Pelo que consta dos autos, o investigado tem comportamento grave e voltado para a prática delitiva, dada a reiterada participação em atividades criminosas, o que, embora não configure antecipação de culpa, justifica a necessidade de sua segregação cautelar, não apenas em garantia à ordem pública, mas também como medida necessária para assegurar a instrução criminal e evitar a fuga do distrito da culpa”, disse o juiz em sua sentença.

O processo penal segue o rito ordinário, e o acusado terá o prazo de 10 dias para responder às acusações.

Também foi determinada a hipoteca legal de R$ 3 milhões sobre os bens do acusado, a fim de garantir a reparação de eventuais danos causados. Essa medida destaca a seriedade das acusações e a resposta enérgica do sistema judiciário em um momento crítico para a região.

Comentários

Comentários