Considerado um ícone do cinema europeu e um dos maiores galãs do cinema mundial, Delon estava com a saúde debilitada desde 2019 por conta de um AVC. Segundo a nota da família, o ator morreu em paz, em casa, rodeado pelos três filhos.
Mundialmente conhecido por ter estrelado mais de 80 filmes em cinco décadas, Alan Delon nasceu em 8 de novembro de 1935 na pequena comuna de Sceaux, próxima a Paris. Ele passou seus anos formativos em meio às tensões da Segunda Guerra Mundial, quando a França foi ocupada pelo exército nazista, e aos 17 anos desistiu de ser aprendiz de açougueiro para se alistar na Marinha Francesa.
A ascensão de Delon foi meteórica, com seu primeiro papel de destaque já no ano seguinte, no romance Cristina, de Pierre Gaspard-Huit, seguido por O Sol por Testemunha (1960), de René Clément, uma adaptação de O Talentoso Ripley, que ganhou reconhecimento internacional. Foi inclusive com outra obra de Clément, Que Alegria de Viver! (1961), que Delon retornou a Cannes, desta vez pelo tapete vermelho do festival.