ECONOMIA

Seade: PIB da região de Araçatuba crescerá acima da média de SP

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo/FR
Araçatuba, sede da Região Administrativa
Araçatuba, sede da Região Administrativa

A Fundação Seade divulgou na semana passada as projeções do PIB (Produto Interno Bruto) das Regiões Administrativas do Estado. A região de Araçatuba aparece com índice de crescimento em 3%, acima da média estadual.

As projeções são essenciais para mapear as tendências de crescimento da atividade econômica regional, permitindo identificar áreas de atração para investimentos e ações estratégicas do poder público que impulsionem o crescimento e a competitividade do Estado de São Paulo no cenário nacional e internacional.

Os modelos de projeções adotados na estimativa do índice do PIB das RAs basearam-se nas séries do PIB do Estado de São Paulo produzidos pela equipe de Contas Regionais da entidade.

As projeções de 2024 revelam um panorama de crescimento desigual. Enquanto a média estadual é estimada em 2,0%, algumas regiões se destacam com expectativas bem acima desse patamar, impulsionando a economia paulista.

A RA de São José do Rio Preto lidera o ranking com projeção de crescimento de 4,1%. Em seguida, aparecem as RAs de Ribeirão Preto (3,2%), Bauru (3,1%), Central (3,1%) e Araçatuba (3,0%). Também superam a média estadual a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a RA de Franca, ambas com projeções de crescimento de 2,6%, Itapeva (2,4%) e Santos (2,2%).

Algumas regiões, no entanto, projetam um desempenho abaixo da média estadual, como as RAs de Barretos (1,7%), Presidente Prudente (1,6%), Sorocaba (1,1%) e Campinas (0,4%). As duas únicas RAs que apresentam tendência negativa são as de São José dos Campos (-1,1%) e Registro (-1,3%).

Comentários

Comentários