INOVAÇÃO

Portal JJ inova com redesenho do site, logo e identidade visual

Por Da Redação | Jornal de Jundiaí
| Tempo de leitura: 5 min
Estudos e desenvolvimentos do novo projeto gráfico se estenderam por quatro meses
Estudos e desenvolvimentos do novo projeto gráfico se estenderam por quatro meses

O Portal JJ (jj.com.br), filiado à rede Sampi, apresenta um novo design, com layout completamente modernizado e renovado. O objetivo principal é deixar a leitura e a navegação pelas notícias mais agradável, intuitiva e prática para os usuários. O novo visual está no ar desde a última quarta-feira, 10 de julho. Os estudos e desenvolvimentos do novo projeto gráfico se estenderam por quatro meses.

O design anterior estava em funcionamento desde o início de operação da rede, em outubro de 2022. “A inovação é sempre necessária e tem sido uma marca do Grupo JJ de Comunicação e da rede Sampi”, observa a diretora Sueli Muzaiel. “Nossa proposta é que a experiência de navegação pelas plataformas digitais, entre elas o portal, seja sempre melhor para nossos leitores.” Como explica o também diretor do Grupo, Tobias Muzaiel Jr., as mudanças chegam, mas a marca do jornalismo sério e da prestação de serviços por meio da comunicação continua como sempre foi. “Somos um jornal com 59 anos de tradição, uma marca solidificada que está crescendo ainda mais com a filiação à rede Sampi em 2022.”

 “Quando completamos um ano, no final de 2023, sentimos que o momento já exigia uma modernização. Precisávamos limpar o projeto e deixar a navegação mais limpa, mais fluida. O logotipo e a paleta de cores também precisavam de atualizações. Passamos meses estudando o que existe de mais moderno em comunicação de notícias digitais no mundo para oferecer aos nossos mais de 10 milhões de leitores mensais uma experiência prazerosa. Estou muito feliz com o resultado”, diz o CEO da rede Sampi, Corrêa Neves Jr.

A agência Trivela Marketing, de Campinas, foi contratada especialmente para fazer o estudo do logotipo e da paleta de cores. O novo logotipo da Sampi faz uso estratégico do cinza, do branco e do roxo, cores com significados profundos, e há muitas aplicações de azul por todo o site.

O cinza, frequentemente associado à neutralidade, equilíbrio e profissionalismo, sugere confiabilidade e seriedade, qualidades essenciais para um portal de notícias. Esta cor reforça a imagem da Sampi como uma fonte de informação segura e imparcial.

O roxo, conhecido por simbolizar criatividade, inovação e sabedoria, traz um toque de exclusividade e qualidade. No contexto da Sampi, esta cor indica um compromisso com a produção de conteúdo de alta qualidade e insights inovadores, reforçando a ideia de que o portal oferece mais do que apenas notícias, mas também análises profundas e diferenciadas. Branco e azul são clássicos, estão presentes em muitos dos logotipos dos veículos afiliados e foram preservados, porque transmitem sobriedade, seriedade e elegância.

A aposta no roxo como cor predominante tem ganhado força em marcas inovadoras e líderes. Nubank, GNT e Yahoo são algumas que optaram pelo roxo e suas variações para suas identidades visuais. “É uma cor moderna, sofisticada, que tem ganhado espaço na área das startups de tecnologia ou de comunicação”, declara Corrêa Jr.

Um detalhe marcante do novo logotipo é o balão de fala integrado na letra "p". Este elemento enfatiza a comunicação e o diálogo, sugerindo que a Sampi valoriza a interatividade e o engajamento com seu público. O balão de fala representa um espaço onde a troca de ideias e informações é incentivada, reforçando a missão da Sampi de ser uma plataforma onde os leitores podem se sentir parte ativa das conversas e debates.

Design mais limpo e espaçado
A diretora de operações da rede Sampi, Denise Silva, responsável pelo desenvolvimento do novo projeto, diz que o resultado é inspirador. “Depois de um ano no ar, aprendemos muito, entendemos como os leitores consomem a informação e nos dedicamos a encontrar soluções para o que gera mais incômodo ou reclamações, como a posição de alguns anúncios. Esperamos que o resultado agrade, mas o trabalho não para. Muitos ajustes ainda serão feitos ao longo dos próximos dias”, disse.

A tipografia simples e moderna utilizada no novo site garante clareza e acessibilidade. A escolha de fontes limpas facilita a leitura e contribui para uma aparência moderna. Além disso, o design responsivo do site assegura uma navegação fluida em diversos dispositivos, desde desktops até smartphones, garantindo que os usuários tenham uma experiência consistente em qualquer plataforma.

Estrutura de programação e de dados completamente refeita
Toda a parte de programação do site e as ferramentas proprietárias de edição e publicação de notícias foram completamente refeitas. Andre Diniz, coordenador técnico de TI da Sampi, usou linguagens como Bootstrap e Pyton na programação.

O desenvolvimento teve como prioridade também a segurança, para garantir que os sistemas rodem sem interrupções e que haja backups e servidores redundantes, hospedados em sistemas de nuvens como Amazon e Google.

Sampi, a maior rede do interior
Sampi é hoje a maior rede de portais de notícias sediada no interior de São Paulo. Alcançou, em maio, 10,1 milhões de leitores. Focada na cobertura de assuntos locais, suas redações espalhadas por oito regiões do Estado produzem mais de 300 notícias locais por dia. Sediada em Campinas, a rede é composta ainda por afiliados em Araçatuba (Folha da Região), Bauru (JCNet), Franca (GCN), Jundiaí (JJ), Piracicaba (JP) e São José dos Campos (OVALE). Dentro de poucas semanas, estará integrado também Americana (Todo Dia), cujos proprietários assumiram também a operação local da Sampi Campinas, rebatizada a partir da última quarta-feira (10) de Todo Dia Campinas.

Nos próximos 90 dias, a Sampi deve inaugurar uma nova operação, em Ribeirão Preto, e até o final do ano, outra no litoral paulista. “Estamos num momento de forte expansão e pretendemos atingir 12 regiões até o final do ano, meta do nosso plano de negócios aprovado pelos acionistas”, disse Corrêa Neves Jr. “No ano que vem, começa o desafio de levar a rede para além das fronteiras de São Paulo.”

Comentários

Comentários