CULTURA

Mãe e filho inventam história e escrevem livro juntos

Criada a partir de uma brincadeira em família, a obra “A Investigação de Rike Bonito” trata da preservação ambiental

Por Isabela Holl | 24/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Eliane Storion com seu filho Henrique, autores do livro “A Investigação de Rike Bonito”
Eliane Storion com seu filho Henrique, autores do livro “A Investigação de Rike Bonito”

Na semana marcada pelo Dia do Livro, celebrado em 23 de abril, a autora Eliane Cristina Storion tem uma boa história para contar. Ela assina a obra "A Investigação de Rike Bonito" junto com o filho Henrique, hoje com 9 anos. Foi ele quem decidiu tratar dos cuidados com o meio ambiente a partir do desconforto de um jacaré, o tal Rike Bonito, incomodado com o lixo jogado no pântano em que vivia.

Da mesma forma que leva o respeito à natureza a sério, o pequeno escritor também dá importância à brincadeira de contar histórias, iniciada no período de pandemia da Covid-19 e já corriqueira em sua própria casa. Ele e a mãe se divertem inventando personagens e enredos. Capaz de estimular a criatividade e imaginação, o passatempo foi o embrião livro infantil - que também tem uma data para chamar de sua: 18 de abril.

Seja em 23 ou 18 deste mês, a ideia é incentivar a leitura, preocupação de Eliane Cristina especificamente quando, pressionadas pelo coronavírus, muitas crianças começaram a ser alfabetizadas em casa. Foi o caso de Henrique, aos 6 anos. O garoto tinha aulas virtuais acompanhadas pela mãe, que, então, passou a ter interesse pela parte pedagógica dos livros apresentados pela professora.

"Através dos livros as crianças acessam o conhecimento. Mas para elas a informação tem que ser lúdica. De forma divertida, conseguem absorver ensinamentos", ressalta Eliane. A percepção a levou a escrever, naquele período de reclusão, o livro "Uma Descoberta Colorida", sobre uma menina apaixonada pelas cores. "Eu li essa história para o Henrique e falei que eu tinha escrito. Ele disse que também queria escrever".

A partir daí, mãe e filho começaram a brincar de contar histórias. Depois que as aulas presenciais voltaram, Henrique levou o rascunho de "A Investigação de Rike Bonito" para a escola, onde as professoras incentivaram a publicação pela editora bauruense "Canal 6", o que aconteceu em 2022.

Henrique conta, com suas palavras, sobre a mensagem que ele quis passar. "O livro é sobre um jacaré que estava sentindo desconforto, porque as pessoas não estavam fazendo bem para a natureza e jogavam lixo no seu pântano. Ele decidiu de uma forma boa, sem violência, escrever bilhetes para as pessoas pensarem sobre a natureza e não jogarem lixo no chão. Também é assim no mundo real, porque, se não, a (avenida) Nações (Unidas) inunda, fica tudo um lixão e fica ruim". Ele também conta ter escolhido o nome "Rike Bonito" porque o personagem teve atitudes bonitas durante a história. Feliz em contar essa história, Eliane ressalta que, além da mensagem positiva, os livros infantis também estimulam a criatividade, a leitura e a escrita.

O livro está disponível para compra em diversos sites, como Amazon, Submarino, Carrefour e Um Livro, por exemplo.


COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.