ATRAÇÕES

Sesc Birigui recebe espetáculo de palhaçaria e teatro de bonecos

Na quinta-feira, 25, tem apresentação única do espetáculo Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras, e no domingo, 28, O Camareiro do Boneco. Os convites já estão à venda.

Por da Redação | 23/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Andréa Macera em Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras
Andréa Macera em Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras

O Sesc Birigui recebe apresentação única do espetáculo Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras, do Teatro da Mafalda, na próxima quinta-feira (25), às 20h. Os ingressos já estão à venda e custam entre R$ 12 e R$ 40. O espetáculo conta a história de Mafalda Mafalda, uma artista de cabaré banida pelo seu público após uma apresentação mal sucedida com uma tal “plateia do lado de lá”.

Com direção de Rhena de Faria e estrelada pela atriz Andréa Macera, a peça convida o espectador, chamado de “o público do lado de cá”, a testemunhar essa situação através de flashbacks e do depoimento da protagonista, que revela uma realidade distorcida. No entanto, logo fica claro que algo mais sério ocorreu durante a apresentação, envolvendo o uso de uma tesoura, tomates e um pesado tamanco do Dr. Scholl, resultando em um caso policial assombroso.

Sobre Andréa Macera
Atriz desde 1986, palhaça desde 1996 e diretora desde 1999, Andréa desenvolveu grande parte de seus estudos junto ao Grupo Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp; com Tiche Vianna do Grupo Barracão Teatro e com Sue Morrison, mestra-clown canadense. Andréa também é fundadora e integrante do “Teatro da Mafalda” desde 2005, companhia que tem como pesquisa a elaboração artística a partir do improviso e da relação com o público através da máscara do palhaço.

Em seu repertório, há seis espetáculos em circulação, dentre eles “Sobre tomates, tamancos e tesouras”, “Cabaré da Mafalda” e “Julieta e Romeu”. Em 2014, idealizou e realizou o Encontro Internacional de Mulheres Palhaças, realizado anualmente na cidade de São Paulo, e em 2017 fundou a Escola de Palhaça.

O Camareiro do Boneco
No domingo (28), às 16h, tem o espetáculo O camareiro do boneco, com Cia. Patética. Essa história começa nos bastidores do teatro, nas coxias enquanto as cortinas ainda estão fechadas. Lá está o camareiro limpando o espaço e cuidando de todos os detalhes antes do espetáculo começar: camarim, palco, cortinas, máscaras, figurinos e adereços. Mas quando o protagonista é um boneco, o camareiro se transforma também em bonequeiro.

O cenário é inicialmente uma bancada de camarim antigo, que vai se transformando em um palco para o boneco, como se ambos, boneco e bonequeiro - revivessem sua história juntos, entre cenas e bastidores, entre fantasia e realidade. Sem diálogos, a encenação utiliza a força das imagens para construir um roteiro original e poético.

Objetos diversos, que fizeram parte da jornada dos personagens, surgem para indicar as situações, os pensamentos e as emoções vividas em cada momento: mala, gaiola, sanfona, máscaras, lua, flor, nuvem, guarda-chuva, ampulheta... cada elemento traz um recado para a cena, mostrando a riqueza e a complexidade da vida do artista entre palcos, camarins, ruas, a sua própria mente e o seu próprio coração.

Cia. Patética
A Cia. Patética é um grupo teatral que surgiu em 2001, com o objetivo de explorar as possibilidades expressivas e artísticas da linguagem do teatro de animação, especialmente dentro do universo infantil.

Ao longo de tantos anos a Cia. Patética tem mostrado o seu repertório as mais diversas plateias, partindo sempre do boneco/objetivo e das suas possibilidades de animação para estabelecer uma linguagem poética e divertida.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.