POLÍCIA

Deic prende seis suspeitos de integrar uma quadrilha de furto de tratores

Investigação policial apontou que eles participaram de diversos furtos na região entre agosto de 2023 e março de 2024

19/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Na operação, foram apreendidos celulares, radiocomunicadores, armas e munições
Na operação, foram apreendidos celulares, radiocomunicadores, armas e munições

Em um trabalho de investigação da 1.ª Delegacia de Investigações Gerais (1.ª DIG) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Bauru, cinco homens e uma mulher foram presos nesta quinta-feira (18), acusados de integrar uma quadrilha especializada em furto de tratores. Denominada "Operação Campestre", a ação que resultou no cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão também envolveu policiais civis de Aguaí, Cafelândia, Lins, Getulina e Sabino.

Segundo a Deic, as investigações foram iniciadas por conta do aumento significativo, nos últimos anos, da quantidade de furtos de tratores em sua área de atuação, especialmente na região de Lins. Com o levantamento de informações, um padrão de ação em diversas ocorrências foi detectado, gerando a suspeita de que os furtos poderiam estar sendo praticados por grupos com certa organização e especialização.

"Boa parte das subtrações tinham como foco maquinários de alto valor agregado, normalmente empregados no cultivo de eucalipto. Os criminosos geralmente removiam os rastreadores instalados nos veículos e os conduziam a locais de 'esfriamento', para posterior carregamento, transporte e entrega a receptadores", informou a Deic, em nota.

Sete indivíduos foram identificados como participantes diretos de diversos furtos de tratores ocorridos na região entre agosto de 2023 e março de 2024. No início da manhã desta quinta-feira, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão em Cafelândia, Lins e Aguaí.

CAPTURA

As diligências resultaram na captura de cinco homens e uma mulher, bem como na apreensão de celulares e outros equipamentos possivelmente utilizados nos furtos, como radiocomunicadores e baterias para rastreadores. Em Lins, um dos suspeitos ainda foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo e, em Cafelândia, outro também foi preso em flagrante por receptação, uma vez que ocultava, em sua residência, uma motocicleta furtada, supostamente utilizada nas ações criminosas do grupo.

Prestaram apoio na operação policiais do Setor de Investigações Gerais da Central de Polícia Judiciária (SIG/CPJ) de Bauru, DIG e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Lins, delegacias de polícia de Aguaí, Cafelândia, Getulina e Sabino e demais unidades da Deic de Bauru - 2.ª Dise, Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold) e Grupo de Operações Especiais (GOE).

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.