EDUCAÇÃO

Escritores araçatubenses lançam livro sobre literatura infantil nesta sexta

Nesta sexta-feira, 19, acontece o lançamento do livro 'Literatura Infantil e Juvenil - Análises e Críticas', de autores araçatubenses

Por Maryla Buzati | 19/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Todos podem conferir o lançamento da obra de escritores de Araçatuba
Todos podem conferir o lançamento da obra de escritores de Araçatuba

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil - 18 de abril -, Araçatuba tem um evento que celebra essa arte tão encantadora. É o lançamento do livro Literatura Infantil e Juvenil: análises e críticas, do organizador Antonio Luceni. A obra conta com textos de diversos escritores araçatubenses e membros da AAL (Academia Araçatubense de Letras).

O lançamento será nesta sexta-feira, 19, às 19h, na Livraria e Cafeteria Vila Sophia, localizada na rua Regente Feijó, 274, Centro.

A data
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril por ser a data de nascimento de Monteiro Lobato (1882-1948), considerado o pai da literatura infantil no Brasil. Suas obras mais conhecidas são as que compõem o Sítio do Pica-Pau Amarelo, como O Saci, Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho Emília no País da Gramática.

Aprofundando
Organizador da obra que será lançada na noite desta sexta-feira, Antonio Luceni é professor formado em Magistério e Letras e tem especialização em Literatura Infantil.

Em 2006, Antonio venceu seu primeiro concurso com uma história de mesma categoria promovido pela AAL (Academia Araçatubense de Letras) e pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Sua obra foi Julia à procura da consciência perdida.

Em 2013, venceu um edital da Prefeitura de Araçatuba com seu primeiro livro de poemas, Poesia, Pipoca e Peão. Em 2015, conseguiu o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Nelly Novaes Coelho, promovido pela União Brasileira de Escritores.

Ele tem muitas outras obras das quais afirma ter muito orgulho, porque cada uma fez parte da sua vida, da sua trajetória e da sua formação como ser humano.

Antonio, que também é um dos escritores da coluna Soletrando da Folha da Região, afirmou ser complexa a classificação de literatura infantil, já que é uma literatura para todos os públicos. "Pessoas de todas as idades podem degustar e aprender com obras que o mercado destina ao público infantil".

O autor ainda explica que a literatura, infantil ou não, assim como qualquer obra de arte, é de extrema importância para cada ser humano, “como peça fundamental para a gente se compreender e compreender o mundo a nossa volta. Como diz Ferreira Gullar, que a arte existe porque só a vida não basta. Então, a gente também precisa da arte, não somente das coisas práticas do dia a dia”.

"E se tratando de crianças, quanto mais informação e formação ela receber, mais instrumentos para compreender o mundo, melhor é. E a literatura e a arte de modo geral são instrumentos bastante eficazes para essa formação humana", relata o autor.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.