VACINAÇÃO

Campinas não se enquadra em nova determinação do Governo Federal para vacina da dengue

Ministério da Saúde anunciou que doses com vencimento até 30 de abril de 2024 podem ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos.

Por Higor Goulart | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/PMC

Até segunda-feira, 15, Campinas aplicou 2,4 mil doses da vacina contra a dengue
Até segunda-feira, 15, Campinas aplicou 2,4 mil doses da vacina contra a dengue

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 17, a vacinação contra a dengue para pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, a faixa etária é válida apenas para as doses com validade até 30 de abril de 2024.

À Sampi Campinas, a Secretaria de Saúde confirmou que Campinas não se enquadra na nova determinação. De acordo com a pasta, “Campinas não tem nenhum lote do imunizante com o vencimento em 30 de abril”.

Dessa forma, o município segue com a imunização de crianças de 10 a 14 anos. Até segunda-feira, 15, última atualização na pasta, 2.413 doses foram aplicadas no público-alvo. O balanço representa 13,3% do total de doses recebidas (18.063).

Somente este ano, Campinas já registrou 56.458 casos de dengue. O número de confirmações representa a 2ª maior epidemia da doença na história da metrópole.

Além disso, 11 mortes já foram confirmadas. Uma das vítimas foi uma menina de 10 anos, moradora da região do Jardim Eulina.

Mudança Ministério da Saúde

A nova determinação do Ministério da Saúde deve valer para municípios como São Paulo e Guarulhos. Em ambos os casos, lotes com vencimento até 30 de abril estão disponíveis. No entanto, a pasta indicou que a prioridade segue sendo as crianças de 10 a 14 anos.

A decisão leva em conta a baixa adesão à vacinação, que está deixando doses estocadas, e pretende evitar o vencimento dos imunizantes.

“De maneira excepcional, a ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga”, decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.