NA UNICAMP

Vulnerabilidade dos povos originários é tema de livro lançado nesta sexta-feira (19)

Evento será às 10h, na Casa do Lago, da Unicamp; obra reúne textos de pesquisadores do LabJor

Por Redação | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Jundiaí

Divulgação

O livro será lançado nesta sexta-feira (19)
O livro será lançado nesta sexta-feira (19)

O livro “Povos originários do Brasil: sentidos da crise humanitária dos Yanomami”, publicado pela Editora Pontes, será lançado nesta sexta-feira (19), às 10h, na Casa do Lago da Unicamp.

A obra mostra a trajetória, a realidade e a representação indígenas, possibilitando reflexões sobre os sentidos múltiplos que provocam no imaginário. Os capítulos são escritos a partir de pesquisa, entrevistas e análises, realizadas por estudantes do mestrado e também por autores-convidados, especialistas no tema.

Cercados pelo garimpo, 570 crianças indígenas morreram de fome e por febre amarela nos últimos quatro anos. Em meio a esta tragédia anunciada, um grupo de professores e alunos da disciplina “Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia”, do Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), resolveram estudar os Yanomami, para tecer, em uma construção coletiva, um perfil da trajetória desse grupo étnico, suas conquistas, características culturais e dificuldades, esse estudo acabou dando origem ao livro "Povos originários do Brasil: sentidos da crise humanitária dos Yanomami”.

Os povos indígenas ocupam hoje novos espaços nas cidades, nas universidades, na literatura, na política, reivindicando seus direitos na sociedade brasileira. Não por acaso, a Unicamp é um dos lugares hoje ocupado por múltiplas etnias indígenas que buscam na Universidade novos saberes e trazem também ensinamentos ancestrais.

Durante o lançamento, os organizadores da obra, os jornalistas e professores Graça Caldas, Fabiano Ormaneze e Margarethe Steinberg-Born, vão conduzir uma roda de conversa, envolvendo organizadores, alunos autores, autores convidados e alunos indígenas da Unicamp que deram entrevistas em diferentes capítulos.  A proposta é fazer um bate-papo sobre a realidade, as conquistas e a saga dos Yanomami. Haverá também sessão de autógrafos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.