SEM DOSES

Ministério da Saúde 'esquece' Engenheiro Coelho na lista da vacina contra a dengue

Das 20 que compõem a RMC, cidade é a única a não receber o imunizante

Por Luis Eduardo de Sousa | 28/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Especial para a Sampi Campinas

Divulgação/Prefeitura Municipal de Engenheiro Coelho

Engenheiro Coelho, na RMC, tem pouco mais de 21 mil habitantes
Engenheiro Coelho, na RMC, tem pouco mais de 21 mil habitantes

Engenheiro Coelho é a única cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a não receber doses da vacina contra a dengue, medida anunciada pelo Ministério da Saúde para as demais cidades da região. A pasta federal não justificou a ausência do município entre as beneficiados com o imunizante.

A cidade tem a terceira menor população entre os 19 municípios que compõem o conjunto, com 21,2 mil habitantes, ficando atrás apenas de Morungaba, cuja população é de 13,7 mil habitantes, e Holambra, com 15,7 mil.

Engenheiro Coelho acumulava, segundo o Painel de Dengue do Estado, 50 casos nesta quinta. No entanto, o número não foi atualizado. Já Morungaba possui 73 casos registrados. Holambra, por sua vez, tem 329 casos, significativamente maior que os outros dois municípios.

Nesta quinta-feira (28), a Sampi Campinas procurou a comunicação de Engenheiro Coelho, mas não obteve retorno. De acordo com a pasta federal, as doses devem chegar na próxima semana. A reportagem procurou o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno.

Ainda não há o número de doses que cada cidade deve receber. Santo Antônio de Posse, município com 23,5 mil habitantes, pouco mais que Engenheiro Coelho, também será contemplada com o imunizante.

Em pronunciamento oficial, o presidente do Conselho de Desenvolvimento de RMC, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, celebrou a chegada do imunizante. "Ficamos felizes em saber que o Ministério da Saúde incluiu municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) na relação de cidades que vão receber unidades da vacina contra a dengue. Essa foi uma das demandas que aprovamos na reunião de emergência do Conselho de Desenvolvimento da RMC, no último dia 8 de março, em Campinas. Por isso, essa decisão é uma vitória da região, que agora finalmente será atendida com as vacinas”, disse.

A região somava até a quinta-feira, 44.975 casos, sete óbitos, e 41 casos graves da doença.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.