O pequeno Felipe Henrique da Silva, 9 anos, morador da zona Sul de Franca, morreu na noite dessa quarta-feira, 28. Ele teria se engasgado com um pedaço de pão, em sua casa. Felipe chegou a ser socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros-socorros e o encaminhou à UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde chegou com um quadro de parada cardiorrespiratória, que foi revertida pelo médico. Mas o garoto teve outra parada e morreu.
Muito comum, os engasgos ocorrem em diversas fases da vida, com qualquer pessoa. Você saberia o que fazer se alguma pessoa próxima de você engasgar? A primeira providência é acionar o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193, ou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), através do telefone 192. O atendente dará as orientações necessárias enquanto uma equipe se desloca até o local, se for o caso.
Segundo o Tua Saúde, do grupo Rede D’Or, na maior parte das vezes, os engasgos são leves e resolvidos sem grandes traumas. Mesmo assim, é preciso atenção ao que fazer. É aconselhável:
- Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força
- Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.
Se isso não funcionar ou se o engasgamento for mais grave, como o que acontece ao comer alimentos moles como carne ou pão, é preciso iniciar imediatamente a manobra de Heimlich:
- Posicione-se em pé por trás da vítima, que também deve estar em pé, e a enlace com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro)
- Cerre o punho da mão que tem mais força e coloque, com o nó do polegar, sobre a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas
- Coloque a outra sobre a mão que tem o punho cerrado e faça pressão contra a “boca do estômago” da pessoa, para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
- Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
A pressão criada por esta manobra no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta acima, liberando as vias aéreas, mas não deve ser feita em crianças com menos de 2 anos ou grávidas. Após este procedimento é normal que a pessoa comece a tossir. É importante deixá-la tossir, já que é a melhor maneira de evitar o sufocamento. Não a deixe sozinha até o socorro chegar.
Como agir em caso de engasgo em bebês
O Ministério da Saúde orienta acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros atrabés do 193. Enquanto isso:
- Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas)
- Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos
- Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital.
Atenção: os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.