AOS 80 ANOS

Morre Wilsinho Fittipaldi, ícone do automobilismo brasileiro

O ex-piloto teve uma parada cardíaca no dia 25 de dezembro e estava internado em São Paulo desde então

23/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução

Irmão mais velho do também ex-piloto Emerson Fittipaldi e filho de Wilson Fittipald, Wilson Fittipaldi Jr ficou conhecido como 'Barão'
Irmão mais velho do também ex-piloto Emerson Fittipaldi e filho de Wilson Fittipald, Wilson Fittipaldi Jr ficou conhecido como 'Barão'

Wilson Fittipaldi Jr, pioneiro no automobilismo brasileiro e ex-piloto da Fórmula 1, morreu nesta sexta-feira (23) aos 80 anos, pouco menos de dois meses após passar mal. Wilsinho teve uma parada cardíaca no dia 25 de dezembro e estava internado em São Paulo desde então. Ele foi encaminhado à unidade da Prevent Senior no Itaim, bairro da capital paulista, e reanimado no pronto-socorro do hospital.

O ex-piloto engasgou com um pedaço de carne no almoço do último Natal. A data era também o dia de seu aniversário. Familiares não conseguiram retirar o alimento, e ele teve uma parada cardíaca. A informação foi confirmada ao UOL por uma pessoa próxima à família Fittipaldi.

Wilsinho ficou sedado e intubado. O irmão de Emerson Fittipaldi passou por uma tentativa de retirar a sedação para acordar, mas começou a ter espasmos.

Quem foi Wilsinho
Irmão mais velho do também ex-piloto Emerson Fittipaldi e filho de Wilson Fittipaldi, ex-radialista que ficou conhecido como 'Barão'. Ele começou na Fórmula Vee, no final da década de 1960. Depois, passou pela Fórmula 2 europeia antes de chegar à principal categoria do esporte.

Correu na Fórmula 1 em 1972, 1973 e 1975. Participou ao todo de 38 GPs, mas se despediu da categoria sem vitórias. Foi chefe de equipe da Copersucar-Fittipaldi, escuderia que fundou com Emerson em 1975 - a única brasileira a participar da F1 Ele foi um dos criadores do carro e o pilotou durante o ano de estreia. A equipe perdurou até o inícios dos anos 1980.

Saúde
O ex-piloto tinha Parkinson e vinha com a saúde debilitada. O ex-piloto foi diagnosticado com a doença em 2012. Também passou por procedimentos cirúrgicos delicados nos últimos anos. Wilsinho fez uma cirurgia de implante de eletrodos no cérebro em 2019, para melhorar sua qualidade de vida, e depois passou por uma operação de emergência por ter sofrido uma hemorragia cerebral após acidente doméstico.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.