LUTO

Morre a fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, aos 97 anos

Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morreu nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, aos 97 anos, em Franca.

12/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Reprodução

Luiza Trajano Donato tinha 97 anos
Luiza Trajano Donato tinha 97 anos

Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, morreu nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, aos 97 anos, em Franca.

Nascida em Cristais Paulista, Luiza dedicou sua vida ao empreendedorismo e ao crescimento de sua família.

Luiza Trajano mudou-se para Franca em busca de oportunidades melhores para sua família. Iniciou sua jornada como vendedora e, em 1956, conheceu o caixeiro-viajante Pelegrino José Donato, com quem compartilhou uma vida de trabalho e dedicação. Um ano depois, o casal decidiu investir todas as suas economias na compra de A Cristaleira, uma modesta loja de presentes em Franca.

O que começou como um pequeno empreendimento familiar se transformou em um império do varejo nacional. A Cristaleira foi renomeada como Magazine Luiza, graças a um concurso popular para escolha do nome, e tornou-se uma das maiores empresas do setor no Brasil.

Luiza Donato Trajano será lembrada não apenas como uma empresária visionária, mas também como uma mulher determinada e inspiradora, que desafiou as adversidades e construiu um legado de sucesso.

O velório de Luiza Donato Trajano será realizado no São Vicente de Paulo, localizado na Rua Frederico Ozanan, 1111, das 10h às 16h. O sepultamento acontecerá posteriormente no Cemitério da Saudade, situado na Rua Simão Caleiro, 1540, em Franca.

Homenagem
No aniversário de 97 anos, em 20 de setembro do ano passado, a sobrinha Luiza Helena Trajano, presidente do conselho administrativo do Magazine Luiza, prestou uma homenagem à tia Luiza, nas redes sociais.

“Gratidão por poder ter nascido nessa família e ter o privilégio de conviver com essa mulher que é luta, força, trabalho, determinação. Jovem, sem recursos, comprou uma lojinha em Franca com o propósito de gerar emprego para a família. Hoje o Magalu se espalha pelo Brasil todo gerando milhares de empregos. Nunca escutei dela a palavra crise e sim trabalhe que vence. Tia Luiza, minha tia e mãe: te amo infinitamente”.

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

Ainda não é assinante?

Clique aqui para fazer a assinatura e liberar os comentários no site.

  • Maria Aparecida
    12/02/2024
    Exemplo de mulher a frente do seu tempo. Por que quando contam a história do Magazine Luiza, não comentam da Dona Maria, irmã de Dona Luiza que começou a empresa junto com ela?
  • ira
    12/02/2024
    sentimemntos a toda a familia, dwescanse em paz.