OPINIÃO

Vocação para empreender

Ver o brilho nos olhos de quem conseguiu enfrentar os desafios e abrir novas oportunidades na vida não tem preço. Leia mais no artigo de Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

Por Luiz Fernando Machado | 17/08/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Espaço Jundiaí Empreendedora
Espaço Jundiaí Empreendedora

Jundiaí é um município construído com a fibra dos imigrantes, que aqui não mediram esforços para trabalhar a terra e começar uma nova vida de esperanças. Novos sonhos vêm brotando a cada geração e a vocação para o empreendedorismo é inerente ao jundiaiense. Foi, inclusive, reconhecida nacionalmente. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), produzido pela Escola Nacional de Administração Pública, Jundiaí está entre as localidades com as melhores condições para empreender.

Por isso, temos trabalhado arduamente para estimular o empreendedorismo por meio do programa Jundiaí Empreendedora. Além de cursos, palestras e encontros, a iniciativa dispõe de um espaço físico que tem realizado mais de 3 mil atendimentos por mês. A Prefeitura disponibilizou inclusive mais de 15 serviços e o espaço conta com o primeiro coworking público do município e salas para entrevistas.

Durante a pandemia de Covid-19, o Jundiaí Empreendedora fez a diferença para centenas de pessoas, que conseguiram superar desafios e começar o próprio negócio. Simplificamos a máquina pública, investimos em tecnologia, reduzimos taxas e impostos e facilitamos a abertura de novos negócios.

Um dos projetos nascidos dessa nova dinâmica econômica que estamos implantando na cidade foi a Feira do Empreendedor, Negócio e Serviços. O evento já é sucesso de público e de negócios. Para se ter uma ideia, a edição realizada em março recebeu mais de 30 mil pessoas nos dois finais de semana e contabilizou um faturamento recorde de R$ 1,5 milhão. 

Outra conquista importante foi o aumento significativo dos pequenos negócios no município. No primeiro trimestre de 2023, Jundiaí registrou crescimento de 27,6% no número de MEIs (Microempreendedores Individuais) e contabilizou 6.247 microempresas licenciadas.

O nosso orgulho fica ainda maior quando ouvimos histórias de superação e sucesso dos participantes dos nossos projetos. Ver o brilho nos olhos de quem conseguiu enfrentar os desafios e abrir novas oportunidades na vida não tem preço. Isso é um grande estímulo para que possamos, cada vez mais, oferecer instrumentos para que os jundiaienses continuem acreditando e apostando no seu talento.

Temos certeza de que o empreendedorismo é um dos principais pilares para o desenvolvimento econômico de Jundiaí. No que depender da administração municipal, reforçamos o nosso compromisso de continuar investindo forte em tecnologia e em programas e ferramentas, que contribuíam para que a nossa população siga confiante para investir no município.


Luiz Fernando Machado é prefeito de Jundiaí.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.