OPINIÃO

Em casas com apenas 15 metros quadrados não cabem respeito e dignidade

A minha proposta é para que as casas do futuro Residencial Mandela possam ser ampliadas para 60 metros quadrados, e não mais apenas 15 m2. Leia mais no artigo de Rafa Zimbaldi.

Por Rafa Zimbaldi | 27/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Rede Sampi

Reprodução

Estou acompanhando atentamente a questão das casas de 15 metros quadrados do futuro Residencial Mandela, que vai ser o endereço das famílias da Comunidade Nelson Mandela, no Jardim Capivari, em Campinas. Duas questões importantes: o projeto é o que está proposto e é aceito pela comunidade, mas já tenho reunião agendada no governo do Estado para tratar da ampliação dessas moradias. Hoje, o Brasil inteiro está por dentro desse assunto que fere sim o respeito e a dignidade humana, e que está muito além do discurso raso de que “pior é continuar morando em barracos e área de risco”. Concordo que isso seja pior, mas o problema é que não dá para trocar o pior pelo menos pior e achar que fez grande coisa. É preciso ir além.

Além do básico e além dessa disputa de narrativa política que vem sendo encenada pelo prefeito Dário e pelo presidente Lula sobre um tema que é fundamental para dezenas de famílias da Comunidade Mandela: ter acesso a uma moradia verdadeiramente digna, depois de tanta luta e sofrimento.

Conheço bem a história das famílias do Mandela, desde a primeira reintegração de posse. As 100 famílias da comunidade já passaram e passam por momentos difíceis com a insegurança e o desconforto de áreas de risco.

Mais uma vez afirmo, mudar para uma casa de alvenaria é importante *sim*, mas é preciso que as novas condições de moradia sejam verdadeiramente dignas. Por isso, estou pedindo a ampliação dessas casas para o Governo do Estado de São Paulo.

Claro que precisamos melhorar o projeto com a ampliação, afinal essas famílias são compostas por até sete pessoas. A minha proposta é para que as casas do futuro Residencial Mandela possam ser ampliadas para 60 metros quadrados, e não mais apenas 15 metros quadrados. O nosso governador Tarcísio está sensibilizado com a questão e tenho certeza que teremos algo concreto. Existem recursos estaduais para ampliar essas casas e eu já conversei com o governador Tarcísio, já conversei com o secretário de Habitação, Marcelo Cardinale Branco, e a boa notícia é que o Estado vê com expectativa a minha proposta de ampliação das casas do Mandela. Também estou tratando do assunto com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

E digo mais: podemos ampliar o número de famílias porque existe tecnologia e recursos para isso como, inclusive, o governado do Estado está fazendo para acolher as famílias de São Sebastião, afetadas pelas chuvas. Serão construídos 518 apartamentos na Baleia Verde, montados com paredes e estruturas em módulos, já com elétrica e hidráulica como se fossem um Lego. As primeiras 200 unidades definitivas estarão prontas já em outubro. 

Ou seja, mais uma vez o que faz a diferença é a vontade política em fazer o melhor para as pessoas, investindo com responsabilidade social e compromisso o dinheiro público. O governador Tarcísio tem se mostrado um grande gestor, do tamanho do nosso Estado e das suas necessidades.

A população precisa de mais respeito e de um trabalho assim, focado em resultados, eficiência e transformações reais para suas vidas. Dignidade e respeito são direitos de todos que precisam sair do discurso e virar realidade.


Rafa Zimbaldi (Cidadania) é deputado estadual pelo segundo mandato. É presidente da Frente Parlamentar de Combate e Enfrentamento às Drogas. Também é membro efetivo da CPI da Epidemia do Crack e da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Foi vereador por quatro mandatos em Campinas e presidente da Câmara Municipal por duas vezes.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
    28/07/2023
    Conversa mole desse deputados nem a sede h u do Estado está construindo nem Caixa Federal e todas as casinhas que fazem por aí é uma verdadeira porcaria compreende-se ficam fazendo política em cima do proletariado cambada de hienas
  • Carlos Alberto Guedes da Silva
    05/07/2023
    Bom dia, Deputado. Além dessa disputa de narrativa política que vem sendo encenada pelo prefeito Dário e pelo presidente Lula. Aqui você cita Lula e já na segunda parte o excluí ???? o governado do Estado está fazendo para acolher as famílias de São Sebastião, afetadas pelas chuvas. Serão construídos 518 apartamentos na Baleia Verde. Não sou politico mais sou filiado ao Cidadania e não concordo com o que disse.
  • APARECIDO DE OLIVEIRA LIMA
    27/06/2023
    Palhaçada, o próprio CDHU já construiu casas de 40 metros quadrados, e agora vem 60, kkkkkkk