IMPRENSA

Faltou preparo a militares que agrediram jornalista no Itamaraty, diz ministro

Pimenta disse que os agentes que atuavam naquele momento eram do Batalhão do Exército e que haviam sido requisitados pelo Ministério das Relações Exteriores.

Por Renato Machado | 02/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Reprodução/Globo News/Youtube

Assessores palacianos afirmam que já foi identificado o agente que deu o soco no peito de Delis Ortiz.
Assessores palacianos afirmam que já foi identificado o agente que deu o soco no peito de Delis Ortiz.

O ministro Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) afirmou nesta sexta-feira (2) que houve falta de preparo e treinamento por parte dos militares que agrediram jornalistas durante entrevista com o ditador Nicolás Maduro, no Palácio do Itamaraty.

A confusão aconteceu na noite de terça (30). Maduro foi o último chefe estrangeiro a deixar o Itamaraty, onde ocorreu reunião de líderes sul-americanos, e parou para fazer declarações à imprensa quando dezenas de jornalistas se aproximaram para ouvi-lo. Ao deixar o local, ele seguiu respondendo a perguntas, momento em que as agressões começaram a ocorrer.

Pimenta disse que os agentes que atuavam naquele momento eram do Batalhão do Exército e que haviam sido requisitados pelo Ministério das Relações Exteriores.

"Eu conversei com o [ministro do Gabinete de Segurança Institucional] general Amaro e ele me disse que parte daqueles jovens que estavam lá trabalhando era de jovens do batalhão do Exército que o Itamaraty pediu que fossem trabalhar no apoio. E eu percebi que não houve, talvez, inclusive, um treinamento, preparação", afirmou o ministro.

O chefe da Secom acrescentou que pretende criar um ambiente para juntar agentes de segurança e jornalistas "não só para demonstrar nosso apreço pela imprensa", mas para que eles passem a enxergar jornalistas como alguém que cumpre "papel fundamental para a democracia".

Pelo menos três jornalistas relataram agressões. A repórter Delis Ortiz, da TV Globo, afirmou ter recebido um soco no peito. O repórter Sergio Roxo, de O Globo, foi arrastado pela roupa e depois imobilizado; e uma terceira profissional, Sofia Aguiar, da Agência Estado, disse ter sido empurrada por um segurança.

Assessores palacianos afirmam que já foi identificado o agente que deu o soco no peito de Delis Ortiz. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) instaurou na quarta-feira (31) uma sindicância para apurar as agressões.

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Marinho Oliveira
    04/06/2023
    Governo do Amor .kkkkkk
  • Rubens Festraits
    03/06/2023
    Ah! se tal fato acontecesse no governo de Bolsonaro. Toda a esquerda, capitaneada por Lula e toda imprensa lacradora iria pedir o impeachment dele. É aí que reside a hipocrisia dos petistas e dos que lhe seguem, embora de outros partidos - alias, puxadinhos do PT. Até quando faltará inteligência aos eleitores que votam nessa gente para comandar o país.
  • Jose Marcelo Ravanhan
    03/06/2023
    Os repórteres deveriam dar graças a Deus,pois não foram os de direita da ala radical do Bolsonaro. Foram todos escolhidos pelo PT e o lema LULINHA AMOR E PAZ!!!!!!.
  • Antonio Pedro Cavalcanti
    02/06/2023
    Como pode. Ser mentiroso tenta do esconde que foram seguranças de Maduro ditador que agrediu.poupe nossos servidores de pagarem pelo o que não fizeram ????????????