OPINIÃO

O delírio persistente e a gangrena na caserna

Querer imputar ao presidente Lula a responsabilidade pelo 8/1 não é apenas delírio e desinformação. É também canalhice, pura. Leia a coluna Gazetilha, assinada por Corrêa Neves Jr.

Por Corrêa Neves Jr. | 23/04/2023 | Tempo de leitura: 7 min
Especial para a Sampi

“A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos”
Erasmo de Rotterdam,
teológo e filósofo holandês

Bastou a CNN Brasil divulgar nesta última semana, como resultado de um esforço jornalístico elogiável, imagens inéditas e constrangedoras do general reformado Gonçalves Dias, chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), durante os famigerados ataques do 8 de janeiro, para ganhar força novamente na esgotolândia das redes sociais a delirante versão de que foi o governo Lula o responsável pela quebradeira e balbúrdia generalizadas no centro do poder brasileiro.

Pela “tese”, os acampados na frente dos quartéis eram todos “anjos” cordatos, cidadãos de bem, que apenas exerciam o “direito” constitucional de discordar do resultado das urnas. Essas milhares de pessoas travestidas de periquito - que passaram meses uivando o hino nacional como mantra, invocando o “artigo 142” com a sagacidade de uma anta e planejando eternizar Bolsonaro no poder - jamais teriam defendido golpe de estado, ruptura institucional, deposição dos eleitos nem nada do gênero. Teriam marchado a Brasília, motivadas pelo mais alto grau de civismo, apenas para “protestar”, “pacificamente”.

Numa repetição dantesca da “lógica” do abusador que culpa a minissaia da vítima pela violência sexual a que foi submetida, os “patriotas” alegam que o governo Lula deliberadamente facilitou o acesso dos vândalos às sedes dos poderes da República, como se a retórica do ataque às instituições tivesse partido, ao longo de meses, dos apoiadores do candidato que se sagraria vencedor, e não daquele que acabaria derrotado. Quem quebrou tudo seriam petistas que tinham acabado de vencer a disputa eleitoral e tomado posse, e não os patriotas bolsofascistas que amagavam a derrota. Uma das “provas”, a bandeira do Partido dos Trabalhadores registrada nas mãos de um dos delinquentes durante a barbárie de 8 de janeiro. Outra, a resistência do governo Lula de apoiar a criação da CPI do 8 de janeiro.

São argumentos compatíveis com o intelecto de quem acredita que a Terra é plana ou que a vacina faz mal e é parte de um “plano” de “controle” das massas. Já ficou comprovado, como mostram imagens obtidas do circuito interno do Congresso Nacional, que a tal bandeira do PT foi surrupiada da Câmara dos Deputados por um virtuoso “patriota”. Quanto à CPI, nenhum governo gosta delas. Nunca. Bolsonaro tentou frear as que a oposição propunha, comportamento nada diferente do adotado antes dele por Temer, Dilma, Lula, FHC... Há várias razões para que os governos ajam assim, nem todas justificáveis, mas a principal é que os trabalhos de uma CPI invariavelmente paralisam o Congresso Nacional, se transformam em vitrine para a oposição e, como profetizado por Fernando Henrique Cardoso, todo mundo sabe como começa mas ninguém tem ideia de como termina.

Some-se a isso o fato de que, no caso de Lula, o atual presidente tem enfrentado o enorme desafio de desinfetar as Forças Armadas, contaminadas pelo pior discurso político possível durante os anos Bolsonaro. Assumiu em meio a inúmeras dificuldades junto às tropas, com generais rebelados, almirante recusando-se a se reunir com o novo Ministro da Defesa e ameaça permanente de golpe. É evidente que imagens como a de Gonçalves Dias, por mais que ele tenha sido considerado pessoa de confiança por Lula, pouco contribuem para melhorar este cenário e pacificar as relações. Pelo contrário, tem potencial para azedar um pouco mais o clima, porque mostram uma verdade inconveniente, mas nem por isso menos verdade: as Forças Armadas foram cooptadas pelo bolsonarismo de uma forma sem precedentes. Não apenas jovens recrutas ou oficiais de baixa patente, mas também a elite da tropa, onde, imaginava-se, haveria bom senso proporcional à idade e experiência acumuladas.

Muito já se falou sobre o 8 de janeiro, inúmeros detalhes daquela sequência de eventos são hoje de conhecimento público, inclusive por conta das investigações que permitiram a todos com mínima boa vontade ver como foram as trocas de mensagens entre o então recém-empossado ministro da Justiça, Flávio Dino, inquieto e desesperado com as notícias sobre movimentação de pessoas rumo a Brasília, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a quem compete a segurança da Capital federal, assegurando que estava tudo certo e sob controle. Ou deste mesmo governador com a presidente do STF, Rosa Weber, incrédula e estupefata diante da inércia do efetivo que deveria proteger a sede da Corte Constitucional brasileira.

Há ainda as “férias” do responsável pela segurança pública do DF, o ex-ministro da Justiça e hoje presidiário e deprimido Torres. A inação do comandante militar do Planalto, Gustavo Dutra, “herdado” do governo Bolsonaro porque a substituição só poderia ser feita meses depois graças às normas das Forças Armadas. Têm-se os relatos da insolente e insubordinada conversa entre o general Arruda, então comandante do Exército, e o ministro Flávio Dino, quando o militar se recusa a cumprir a ordem para desmobilizar os acampamentos, tudo para ganhar tempo para que familiares dos fardados saíssem do local e escapassem da prisão. E por aí seguiu o baile.

Nas últimas horas, ganhou eco uma nova “bomba”, a “revelação” de que Lula esteve no Palácio no dia 8 de janeiro. Eu, a torcida do Flamengo e qualquer pessoa que não flerte com a alienação sabia disso desde... 8 de janeiro. Foi transmitido ao vivo, em tempo real, desde a saída do presidente de Araraquara, onde estava no momento da invasão, até sua a chegada a Brasília e a consequente ida ao Palácio do Planalto. O que as novas imagens revelam, e que só depõem a favor de Lula, é a sua indignação e revolta com o cenário de destruição que ele encontra ao chegar naquela noite no Palácio. É possível ver o presidente gesticulando, inconformado, em mais de uma oportunidade. Resgata-se também a revolta de Flávio Dino, que parece prestes a explodir de raiva. São reações esperadas de quem teve o seu espaço invadido, de quem viu ser depredada a sede dos poderes da República.

E as imagens de Gonçalves Dias? Essas são problemáticas, não pela razão que os bolsonaristas tentam transformar em realidade. O grande problema é que elas traduzem de forma inequívoca o grau de podridão das Forças Armadas. É pavoroso constatar que o general que comandava o aparato responsável pela proteção das maiores autoridades da República chegou ao Palácio do Planalto parecendo zelador de prédio, sem seguranças, sem armas, sem voz de comando, com um punhado de chaves que usou para abrir uma e outra porta. Diante da turba, buscou uma mediação inaceitável com os invasores, gentilmente dialogando com eles, oferecendo água. Apontou educadamente a saída para quem deveria ter dado voz de prisão.

Onde estava a sua equipe? O comandante do GSI anda sempre sem nenhuma proteção? Para que diabos serve o Comando Militar do Planalto? É tão difícil pedir reforços numa cidade que sedia a cúpula das forças de segurança do país?

Resta óbvio que as Forças Armadas estão gangrenadas. A extensão do dano ainda é impossível dizer, mas é difícil acreditar que qualquer processo de recuperação possa seguir adiante sem muitas amputações. Algumas já foram feitas, muitas outras terão que vir na sequência. A pura e simples extinção do GSI, cooptado e infectado pelo general Augusto Heleno, muito provavelmente será uma das próximas. Afinal, nem mesmo da proteção do presidente Lula o gabinete cuidava, responsabilidade transferida para a Polícia Federal, exatamente porque suspeitava-se de sua cooptação.

O papel importante revelado pelas imagens da CNN é de que mesmo entre militares tidos como lúcidos, mesmo na unidade instalada dentro do Palácio do Planalto, o clima golpista era flagrante, o desejo de uma ruptura institucional, evidente, e a falta de liderança daqueles tidos como sensatos, óbvia. O “tratamento” precisa ser imediato – e geral, sob risco de o país continuar permanentemente à mercê do fantasma de um golpe.

Quanto a Lula, pode-se criticar o presidente por muitas coisas, mesmo em início de mandato. Sua complacência com o MST e as invasões de terras é medonha; suas declarações sobre a Ucrânia, um desastre diplomático; a dificuldade de entender a nova economia que rege o mundo, com relações de trabalho muito diferentes daquelas que ele conheceu quando sindicalista, evidente. Mas querer imputar ao presidente Lula a responsabilidade pelo 8 de janeiro não é apenas delírio e desinformação. É também canalhice, pura.

Corrêa Neves Jr é jornalista e CEO da Sampi.net.br, a maior rede de notícias baseada no interior. Este artigo é publicado simultaneamente nos portais de Araçatuba (Folha da Região), Bauru (JCnet), Campinas (Sampi Campinas), Jundiaí (Jornal de Jundiaí), Piracicaba (JP), Rio Preto (Diário da Região), São José dos Campos (OVALE) e edição Nacional, todos afiliados à rede Sampi de Portais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

34 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Juliano alves da silva
    01/06/2023
    Bom dia o meu comentario não tem muita relação com o fato em si apesar de achar que o lulinha vendo toda essa situação armada poderia ter reforçado a segurança o fato é que esse presidente é corrupto e ladrão condenado pela justiça que quer dar as nossas riquezas para um pais ditador e carloteiro. Você correia neves é um hipócrita fascista que vive no seu mundinho rosa e provavelmente deveria Mamar na teta da maquina pública que o lulinha dispunha para cretinos como você.
  • José Roberto
    19/05/2023
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXIII - a propriedade atenderá a sua função social; XXIV - a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição;
  • Darsio
    16/05/2023
    Kkkkkkkkkkkk. Olha aí mais um dos ruminantes saindo do curral e dando aquele sonoro berro. Mas, como bolsominions além de burros são covardes, ele se esconde por meio de um nome fictício. Seria ele o alex múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú. Sei não, mas acho que sim. Aliás, teria ele também emprestado o cartão de crédito para a MICHEQUE? De qualquer forma, temos picanha para o múúúúúúúúúúúúúúú e JOIA para a MICHEQUE. TUDO JOIA??????????
  • coleguinha
    15/05/2023
    Darsio, sua picanha já chegou ai? Petista
  • Darsio
    14/05/2023
    Ei, Correa Neves! Bem que você poderia nos presentear com mais um belo artigo, daqueles com verdades incontestáveis que, como sempre, humilham os devotos dessa desgraça que eles chamam de mito. Artigo que minuciosamente possa detalhar os esquemas de roubos denunciados pela Polícia Federal através das leituras das mensagens obtidas nos celulares dos serviçais da família bozo que, didaticamente mostram a prática de rachadinhas, do uso de tias e amigas como laranjas e de até estatais para favorecer a MICHEQUE, a mulher da joia. Afinal, são torcentas as mansões adquiridas com essa roubalheira. Tudo bem que o gado mais uma vez vai se desesperar e com mugidos tentará desqualificar o colunista e o GCN, mas sabamos que das bocas dos ruminantes exala-se somente metano em meio a merda.
  • Darsio
    14/05/2023
    Olha aí os ruminantes deixando curral! Que legal! O Múúúúúúúúúúúúu´zinho usando outros codinomes. Que legal!!!!!! E, são bolsominions, mesmo! Aliás, somos do planeta Terra, aquela que é esférica e não plana. Prova disso é que não somos nós que vivemos com os celulares sobre as cabeças tentanto contato com extraterrestres. Mas. aí ruminantes! Vai mais picanha? Se não tiverem grana, é só entrar em contato com a MICHEQUE, que ela usa o cartão de crédito de comparsa, digo amiga, para esconder os roubos. Tudo JOIA?
  • Anônimo
    12/05/2023
    Darsio vc calado é um poeta esquerda e assim mesmo até hj falando merda vou te encontrar aí conversamos de verdade otario
  • Colequinha
    11/05/2023
    Que Planeta vcs vivem? Bolsonaro foi o melhor!
  • Darsio
    08/05/2023
    O artigo é muito bom e incontestável. Mas, a burrice dos bolsonaristas é tamanha que, a cada dia surgem novas e inquestionáveis provas da articulação do golpe. As falas dos militares, retiradas de seus celulares é a prova final do quanto o desejo pelo golpe era realidade. Logo, Correa Neves teria material suficiente para escrever trocentos artigos incontestáveis do quanto os bolsominions tudo fizeram para dar o golpe. Mas, por que mesmo os ruminantes se calaram?
  • Darsio
    06/05/2023
    CPMI do 8 de janeiro? Por que será que muitos deputados e senadores bolsonaristas não falam mais dela? Perceberam que foi um tiro no pé, e que a falsificação de cartões de vacina pelo vôMITO e SEUS VASSALOS é mais uma comprovação de que realmente estavam orquestrando o golpe. As escutas de ligações dos celulares dos dois vassalos presos, revelam que combinava-se até mesmo a hora e o dia de prisão do Alexandre de Moraes, assim que o exército tomasse o poder e empossasse o vôMITO. O que falta para colocar na cadeia essa desgraça de ex-desgoverno? Será que estão esperando que ele escreva uma carta assumindo toda a responsabilidade e reconheça firma de sua assinatura em cartório? CADEIA PARA O BOZO!! Mas, por que será que os bolsonaristas que vivem a atacar o colunista e o GCN se calaram? Vamos gado! Saiam do curral. As porteiras estão abertas e há muito capim para encher as suas bocas.
  • Darsio
    05/05/2023
    Uma certeza nós temos. Bolsonaro é imortal e, sabem porque? Porque o capeta jamais desejará no inferno um concorrente a sua altura. Afinal, onde está a galera do curral que vive atacando o colunista e colocando o BOZO como a reencarnação de Cristo? Ei galera! As porteiras estão abertas! Apareçam ruminantes! Por que deixaram de falar em CPMI? Seria medo de que se saiba da verdade, ou seja, que o VÔmito de vocês estava a frente da tentativa de golpe? Alex muuuuuuuuuuuuuuuu Vamos! Eu lhe prometo mais uma suculenta picanha!
  • Darsio
    04/05/2023
    Ei Correa Neves! Porque será que a base bolsonarista não está mais falando em CPMI do 8 de janeiro? Certamente é porque perceberam se tratar em um tiro no próprio pé. Afinal, como esses golpistas que escancaradamente se filmaram destruindo tudo e postaram eus suas redes sociais, vão provar que são inocentes? E, os deputados estão cortando o prego, pois temem que se descubra que parte deles estão entre os financiadores do golpe. E, logicamente a investigação chegará no líder da quadrilha, o BOZO GENOCIDA.
  • Darsio
    01/05/2023
    Uma pessoa sensata e dotada de razão olha para esses bolsonaristas extremistas e não vê nenhuma diferença entre eles e o discurso de Adolf Hitler. Ou ceifamos de vez o neonazismo ou a nossa democracia descançará eternamente em uma sepultura. Se o golpe tivesse tido sucesso, o GENOCIDA estaria no poder e, certamente não estaríamos nesse espaço e, sim mortos ou presos. Que cada professor de história apresente aos seus alunos do ensino médio o filme \"A lista de Schindler\", para que eles vejam por meio de uma história real, as atrocidades cometidas pelos nazistas. MORTE AO NEONAZISMO! E, JÁ!!!!!!!!
  • Francisco Matos
    30/04/2023
    Pelo que tenho conhecimento até então, aquele acampamento de criminosos instalado por meses ali naquele espaço do Tiro de Guerra aqui em Franca, tinha água, luz, banheiro etc do próprio prédio da prefeitura ou exército. Quem permitiu esse crime? Conclusão: Eu, contribuinte fiel pelos impostos , amordaçado por uma polícia que bateu continência para golpistas, de forma compulsória também ajudei a bancar essa criminalidade tratada nesta matéria. Parabéns jornalista JCNjr.
  • Darsio
    28/04/2023
    Ei alex múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú´! Por que você não diz que também tomou medicamento a base de morfina para justificar as suas imbecilidades? Aliás, vejo que a falta de pcanha está lhe fazendo muito mal.
  • Alfredo da Silva
    28/04/2023
    A certeza e a precisão desse artigo é tão absoluta que, por certo, tornará totalmente dispensável a CPMI do 08/01, notadamente seu relatório final.
  • Darsio
    28/04/2023
    Morfina!! Isso mesmo! Tal como fez o chefe da quadrilha, os demais golpistas dirão que estavam sob efeito de morfina quando destruíram tudo e/ou financiaram o golpe. Aliás, o general heleno (em minúsculo pela sua insignificância) está sumido. Estaria ele tomando algum medicamento com morfina? Alex múúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúúú1 Bom dia!!! Vai uma picanha aí?
  • Darsio
    26/04/2023
    A questão é que o gado está desesperado percebendo que a CPMI se voltará contra eles mesmos, como bem podemos observar nos berros, digo comentários, de alguns deles nesse espaço. Aliás, alguém sabe do paradeiro do general heleno?
  • Alex
    25/04/2023
    Gustavo = José = Darsio (puldo véio) . KKKKKKKKKKKKK
  • Wilson Roberto Zanatta
    25/04/2023
    Esse jornalista COMUNISTA precisa URGENTEMENTE de um tratamento Psiquiatra.
  • Gustavo
    24/04/2023
    Perfeito Correia Neves. O gado está muito agitado. A cadela do fascismo está sempre no cio. Eles não conseguem entender o que é um Estado Democrático de Direito.
  • Darsio
    24/04/2023
    Correa Neves precisa entender que seus textos são impossíveis de serem compreendidos pelos bolsominions. Uma razão porque são muito bem alicerçados em argumentos bem construídos e, outra razão, pelo fato se serem os bolsominions um bando de acéfalos. Afinal, são esses idiotas que fiimaram eles mesmos destruindo tudo e que postaram em suas redes sociais essas provas inquestionáveis da bandidagem que cometeram. E, além disso são esses mesmos idiotas que colocam os celulares sobre as cabeças e tentam contato com extraterrestres ou ainda que cantam o hino nacional para um pneu. Aliás, se esses caras não possuem inteligência para derrubar os seus argumentos e, diante dessa incapacidade buscam desviar a atenção com ataques a sua pessoa, por uma questão ética poderiam deixar de acessar o GCN e se contentar em ler alguma obra do inteligentíssimo Olavo de Carvalho, tipo a invasão da Terra pelos marcianos comunistas.
  • José
    24/04/2023
    Que mundo esse pessoal vive? Deixa eu ver se entendi: foi o governo Lula que convocou as caravanas criminosas para Brasília? Foi o Governo que financiou os bandidos que foram para Brasília fazer arruaça ? Foi o pessoal do PT que gravaram mensagens falando que tinham invadido o Congresso, o Planalto e o STF, qual é a lógica nisso? Por que ao invés de colocar a culpa no governo Lula vocês não viram \"homens\" de verdade e assumem o que fizeram? Todos os que invadiram Brasília são bandidos, são terroristas, golpistas, inclusive todos os militares que apoiaram a invasão. Eu entendo o porque desse fetiche do povo brasileiro com os militares, eles são uma espécie de servidores públicos igualzinho a todos os servidores, não são mais nem mesmo, são apenas servidores públicos e a função deles é servir a população como um todo e não um determinado presidente. É inacreditável que vocês continuem defendendo uma genocida, um ladrão que queria ficar com joias, cujo valor dá para comprar 8 apartamentos tríplex. Assumam as responsabilidades! Não faz nenhum sentido o governo Lula incentivar um golpe que seria contra ele mesmo. Sejam coerentes com vocês e falem o que vocês queriam desde o resultado da eleição: o Golpe! Você ficaram em frente as quartéis pedindo exatamente isso, uma intervenção militar para que o Genocida voltasse ao poder. Assumam o Golpe, assumam os vídeos que foram postados nas redes sociais, assumam a idolatria doente que vocês tem com o Genocida. Parem de criar confusões para o país. Daqui a quatro anos tem novas eleições e aí você tem a chance de voltar ao poder.
  • Cristina
    24/04/2023
    Excelente texto.
  • Guaru
    24/04/2023
    Que jornal mais parcial, que saudades do saudoso Corrêa Neves, tá na cara que tinham infiltrados, só o fato do Lula estar corrupendo políticos para impedir a CPMI e colocar sigilo para que ninguém vejam as imagens, é no mínimo suspeito, para não dizer outra coisa
  • Jose Pereira
    24/04/2023
    Qualquer pessoa por mais desinformado que seja sabe que a esquerda deu o golpe não só nas urnas mas também no dia 08 vídeos comprovam que Lula esteve no Palácio do Planalto no dia 08 e disse que estava em Araraquara,quem não deve não teme CPI já, e acho que este Jornal deveria ser IMPARCIAL e não MILITAR a favor da esquerda.
    • GCN
      24/04/2023
      Nota da Redação: Lula estava em Araraquara e todos transmitiram ao vivo suas palavras. Depois, ele foi para Brasilia e visitou o Palácio do Planalto, onde houve as invasões, e todos transmitiram ao vivo: Globo, Jovem Pan, CNN. Não há nenhuma novidade nisso. Ele foi no dia 8 com dezenas de ministros e tudo foi transmitido ao vivo.
  • ANDERSON CLAYTON DAMASCENO DE SOUSA
    24/04/2023
    Ok. Então não precisa fazer tantos esforços para barrar a CPI. Quem não deve não teme. Não é verdade ?!!!
  • Darsio
    24/04/2023
    Aos críticos de Correa Neves não lhes resta outra alternativa que não seja denegri-lo, por falta de ética e de inteligência. Digo isso porque seu artigo como sempre está profundamente fundamentado em argumentos sólidos e calcados na razão. Correa Neves não está nesse artigo avaliando o governo Lula, mas o interesse ridículo de associá-lo a tentativa de golpe em 8 de janeiro. Oras! Até mesmo reunir embaixadores de vários países para dizer que as urnas eletrônicas eram fraudulentas, o fascista Bolsonaro assim fez. Em várias declarações gravadas, o ex-presidente deixou claro seu gosto pelo golpe. E, por qual motivo os militares possuem total apreço por um capitão expulso das forças armadas por tentativa de atentado a explosão? Oras! Os militares não apenas foram isentos das mudanças na previdência, como tiveram salários e outras gratificações escandalosamente aumentadas. Reportagens da imprensa séria, apontam valores de até 1 milhão de reais recebidos por certos militares. Aliás, por qual motivo o general Heleno está sumido? Afinal, qualquer idiota sabe muito bem que a equipe do GSI ainda era na quase totalidade formada por pessoas de confiança desse puxa-saco do Bolsonaro. E, por fim os bolsominions não tem como negar a culpabilidade no atentado, pois de tão inteligentes eles gravavam a si próprios destruindo o bem público.
  • Alex
    24/04/2023
    KKKKKKKKKK. O culunista querendo pagar de isentão. Se os culpados eram os \"anjos\" da direita, por qual motivo o governo se empenhou tanto para que não fosse adiante a tal CPMI? Será que era só para proteger o seu ministro responsável pelo GSI? Mas comenta aí a vergonha que o país passou com esta viagem a Portugal onde o cachaceiro fingiu não entender português para não responder ao questionamento da jornalista portuguesa.
  • Antonio Quirino
    24/04/2023
    Um comentário travestido de notícia e muito bem argumentado por um membro que quer se mostrar um intelectual inteligente, más não passa de um um tendencioso e claramente defendendo o indefensável . Até parece um caipira falando da que a vaca do vizinho dá mais leite porque seu capim é vitaminado, esse presidente é tão legítimo como foi Goelbs e os asseclas de Hitler . Quando disser essas idiotices lave a bocarra com sabão .
  • Claudinei
    24/04/2023
    Esquerdistas de bosta safados
  • Paulo Cesar Barbosa de Souza
    23/04/2023
    Mais uma CPI que não resultará em nada, servindo somente para aloprados, corruptos e seus seguidores fiéis aparecerem depois da derrota do coiso.
  • José Viscondi
    23/04/2023
    Que venha a CPI! Que seja breve e de fato puna todos os fora da lei.
  • João Faz o Ele
    23/04/2023
    Então G Dias, secretário em 2 mandatos de Lula (2002-2009), chefe da segurança presidencial durante a campanha de Lula, amigo íntimo de longa data resolveu jogar contra o próprio Lula? Não faz muito sentido, a não ser que tenha apostado em alguma casa de aposta que só os \"bolsofacistas\" conhecem e estão apoiando pra \"tirar\" o Lula. Se não for isso, talvez ele tenha caído na \"real\" depois de tantos anos enganado pela militância petista que esse jornal parece ainda pertencer.