OPINIÃO

Governo Tarcísio começa mal, confuso e frágil

Prestes a completar 100 dias à frente do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas coleciona deslizes e dificuldades para dar direcionamento ao seu governo.

Por Guilherme Cortez | 04/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a rede Sampi

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O governador de SP, Tarcísio de Freitas
O governador de SP, Tarcísio de Freitas

Pela primeira vez em quase três décadas, o Palácio dos Bandeirantes não é ocupado pelo grupo político do PSDB. Ao longo de 28 anos, os tucanos construíram um embricado sistema de administração do estado, envolvendo a dependência de prefeitos, o domínio da Assembleia Legislativa, relações promíscuas com empresas contratadas pelo governo e um certo desinteresse conveniente de parte da imprensa.

O fim do reinado do PSDB em São Paulo é, sem dúvida, a principal novidade na política estadual. Eleito na esteira do bolsonarismo, Tarcísio – que morou a maior parte da vida fora do estado que agora tem que governar – assumiu o cargo com o desafio de se diferenciar dos tucanos, governar sem a máquina do PSDB e reorganizar a extrema-direita no maior estado do país.

Embora busque se diferenciar do fanatismo bolsonarista para passar uma imagem moderada e estabelecer relações com o governo federal, abriu as portas do seu governo para expoentes da extrema-direita, como a fundamentalista Sonaira Fernandes, secretária de Políticas para a Mulher, o policial militar Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública, e o ex-ministro Paulo Guedes, indicado para presidir seu conselho econômico, além de incontáveis indicados para os escalões inferiores. Também anunciou que a pasta ambiental dividiria a mesma secretaria com os setores de logística, transportes e infraestrutura, demonstrando a prioridade que pretende dar para a pauta e seguindo a política antiecológica do governo Bolsonaro.

Ainda na montagem de seu secretariado, Tarcísio gerou indignação ao anunciar a extinção da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência, criada em 2008. Pressionado pela mobilização da comunidade, recuou. Pouco tempo depois, outro deslize: vetou o projeto de lei que tornava permanente a validade dos laudos de pessoas com espectro autista, justificando que o autismo pode ser mutável se diagnosticado precocemente. Contrariado pela ciência, pediu que a Assembleia Legislativa derrubasse seu próprio veto.

Na Assembleia, conseguiu o trunfo de unificar os partidos de situação e oposição – exceto a bancada do PSOL – em torno da candidatura do deputado André do Prado, que foi eleito presidente da Casa com 89 dos 94 votos. Os deputados da base de apoio a Tarcísio também conseguiram protocolar uma série de CPIs para blindar o governo de investigações sérias, após submeter seus assessores a três dias de espera na fila, repetindo o modus operandi das administrações tucanas. Apesar disso, o governador terá que enfrentar a maior bancada de oposição da história da ALESP.

Ao longo desses quatro meses, enfrentou as tragédias climáticas de Araraquara e do Litoral Norte, uma greve dos trabalhadores do Metrô e dois acidentes envolvendo o transporte sobre trilhos: a colisão de trens no monotrilho da Linha 15 e um descarrilamento na Linha 8, privatizada. Durante a paralisação do Metrô, seu governo chegou a anunciar que acataria a proposta da categoria e liberaria as catracas para a população para pôr fim à greve, mas recuou e a direção da empresa terminou multada pela Justiça do Trabalho por confundir os usuários.

Fanático por privatizações, o governador encomendou estudos para desestatizar a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Esgotos) e a Sabesp. Ao longo da campanha eleitoral, recuou da promessa de vender a Sabesp diante da repercussão negativa, mas retomou o projeto assim que eleito. O governo sabe que a privatização da companhia é inviável para centenas de municípios que dependem do saneamento público e que terá dificuldade para aprovar a medida mesmo entre os deputados da sua base.

Tarcísio começa seu mandato repetindo a lógica privatista e antidemocrática do PSDB, mas sem o mesmo domínio da máquina e com muitos mais tropeços do que os tucanos. A tarefa da sociedade civil será fiscalizar e impedir quaisquer irregularidades do governo e retrocessos contra os direitos da população de São Paulo.


Guilherme Cortez (PSOL) é advogado e deputado estadual por São Paulo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

32 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Luiz walter cruz
    16/04/2023
    Logo se vê por quem foi escrito esse artigo! Preciso dizer o partido? Dentro em breve vc saberá melhor quem é esse grande homem que nosso estado elegeu.
  • Anonimo
    11/04/2023
    Parabéns Guilherme, um deputado que está trabalhando seriamente para defender o direito dos trabalhadores e da minoria, o governo Tarcisio está sendo uma vergonha para a população de SP, só pensa em privatização o que será pessimo para a as pessoas que mais precisam do serviço de água e esgoto, mas essa privatização vai encher o bolso dos burgueses que não estão nem aí para a população. TARCISIO É UMA VERGONHA!!
  • João
    10/04/2023
    Que BOSTA de matéria. Só mostra o viés ideólogico e que o papo de DEMOCRACIA não existe. Toda oportunidade quer lacrar e emplacar uma narrativa que favoreça a esquerda
  • Darsio
    10/04/2023
    Por qual motivo os apaixonados pelo Tarcísio nada falam do GENOCIDA? Seria vergonha? Certamente não possuem qualquer argumento que possa inocentar essa DESGRAÇA DE GENOCIDA da corrupção praticada, do abandono dos ianomâmis, dos mais de 75 milhões gastos com cartão corporativo, alimentado por trocentas notas frias e superfaturadas, das joias que tudo fez para roubar e, das mais de 150 viagens feitas por ele, filhos e pessoas de confiança, ao Oriente Médio. Ou será que estão estranhando os preços dos combustíveis não estarem mais subindo em todas as semanas?
  • Augusto
    10/04/2023
    Analise sem critério nem objetividade. Escreveu para sua bolha Ptista. Tenha um mínimo de decência e analise fatos , não divagações.
  • Darsio
    10/04/2023
    O valor que eu pago na água é praticamente a metade do que pago na energia e, creio que não deve ser diferente para a ampla maioria das pessoas. Idiota é a pessoa que, acredita que a privatização fará a tarifa ficar mais barata. Somente sendo idiota para apoiar a privatização da maior e mais lucrativa estatal paulista que, nos oferece serviços de qualidade. Aliás, água não pode ser tratada como mercadoria a serviço dos lucros do capital. Água é um recurso que, sem ela não haveria vida. Muitos desses que apoiam a privatização da Sabesp, serão os trouxas que, não se cansarão de reclamar das tarifas muito elevadas. A esses trouxas restará somente fazer arminha! Aliás, completaram-se 100 dias de um novo governo e, nada do combustível subir. Se o BOZO GENOCIDA E LADRÃO DE JOIAS estivesse no poder, já estaríamos pagando dois ou três aumentos.
  • mauricio silveira
    10/04/2023
    Em recente pequisa do Data Folha mostra a aprovação do Tarciso com 44%, e 11% de reprovação. Logo percebe-se que o ilustíssimo deputado está muito equivocado em sua constatação.
  • Ronaldo Henrique Andrade
    10/04/2023
    Seu COMUNISTA safado...pura dor de cotovelo seu inescrupuloso.
  • Darsio
    10/04/2023
    O Paulo Guedes critica tanto os funcionários públicos, mas observa-se que esse sujeito não deixa mamar nas tetas do Estado. Certamente é para aumentar a fortuna que ele enviou para paraísos fiscais e com isso não pagar impostos. LIXO DE EX-MINISTRO!
  • Paulo Roberto
    09/04/2023
    Demorou para falar merda
  • André
    08/04/2023
    Tarcisio em 100 dias já é o melhor governador da historia e nem vou ler essas suas baboseira. Já vc já botou DEZENOVE pessoa no seu gabinete, e ainda não prestou as contas o que tu gastou no seu gabinete, segundo site da Alesp. Alem que tem 19 pessoas mamando em seu gabinete e não trouxe 1 agulha pra Franca ainda.
  • Tiago
    08/04/2023
    Não seja bobo. Vejo o governo tarcisio como muito serio e competente. Exatamente o que eu esperava . Uma alternativa para um futuro presidente. O mesmo não posso dizer do atual governo federeal
  • carlos
    08/04/2023
    E vc o que fez?
  • Anônimo
    07/04/2023
    A esquerda só faz comentário besta mesmo acho que nenhum deles tá acompanhando é bosta nenhuma
  • Guilherme incapaz
    07/04/2023
    Por que você não fala do 100 dias do governo Lula que até agora nada fez? Além do excelentíssimo Haddad que agora inventou de criar mais impostos?
  • ARI EMERSON FERREIRA DE MORAIS
    07/04/2023
    Não é preciso ser um gênio para entender que perder a mamata deixa sequelas. A primeira reação é sempre tacar pedras em quem tem a vida limpa e disposto à combater a corrupção.
  • Jamal Hafiz
    07/04/2023
    Artigo com viés visivellmente politico, haja vista ser deputado da oposição. Compreensível a preocupação com quem está dando certo e é virtual candidato a presidente, o que causa desespero em muitos. Tarcísio tem meu total apoio.
  • Aldo levi
    06/04/2023
    Parte do povo do interior do estado caiu no papo desse cara que veiculou propaganda política ao lado de Lula nas ruas enquanto no horário político na tv pedia votos para bolsonaro, esse forasteiro é só um oportunista político interessado em entregar bens públicos para privatizações, talvez como burocrata do estado fizesse um trabalho pq não pode prevaricar, agora como político serve a extrema direita e vai afundar o estado de SP...
  • Wanderson
    06/04/2023
    Excelentíssimo Sr Deputado, fale de suas conquistas nesses 100 dias, não seja um hipócrita. Fale disso 100 dias do governo Lula, aliás que governo? PT sempre mais do mesmo.
  • Freitas
    06/04/2023
    Qual o propósito de colocar um político notoriamente de extrema-esquerda como colunista? Não tem UMA proposta decente ou razoável. Só tem abobrinhas escritas no texto, digna de aluno de sexta-série doutrinado. Meu Deus, que preguiça...
  • Junior
    06/04/2023
    Aonde a esquerda deu certo no mundo????? PSOL é comédia!!! Parabéns Governador Tarcísio! Lamentável publicar um texto desses que só desinforma e é mentiroso.
  • Alex
    06/04/2023
    KKKKKKKKK. Só os culunistas de Franca estão preocupados com o Tarcísio. Será que eles estão preocupados com o caso dele fazer um bom governo e se reeleger nas próximas eleições? Ou quem sabe se candidatar ao planalto e arrancar de lá o nine e sua corja? Tic Tac.
  • Sebastião Gonçalves da Silva
    06/04/2023
    Esse jornal devia dar voz a pessoas imparciais,e com o mínimo de inteligência, colocar um idiota desses,pra desinformar a população é um total deservico,fazer comunismo com o dinheiro dos outros é fácil,se não está bom pra vc aqui em São Paulo, vai pra Venezuela,Cuba,China,Coreia do Norte...aí sim vc estaria em casa...se vc foi eleito,faça o que vc é pago pra fazer...vai trabalhar rapaz!!!
  • CARLOS ALFREDO DA SILVA
    05/04/2023
    Nem deveriam publicar um idiota desse.
  • MARIA RITA DE CASSIA SINGULANO
    05/04/2023
    As pessoas que escrevem neste jornal deviam ser mais imparciais. acho que vc naoesta acompanhando direito o governo Tarcísio. So falta escrever na proxima semana que os 100 dias do lula foram maravilhosos me poupe petista
  • João cunha
    05/04/2023
    Um carioca neófito e seguidor do neo facista bozó de triste lembrança, só podia ser o desastre que vem demonstrando.
  • Leandro Modolo
    05/04/2023
    Muito boas palavras Guilherme. O privatismo é face daqueles que acham que a sociedades humanas deve funcionar como uma selva e suas leis \"dos mais fortes\". E obviamente que os comentários de ofensas e deseducados só poderiam vir de pessoas tão honestas que nem se quer os nomes próprios são capazes de mostrar, típico dequeles que não tem ideias e argumentos, tão pouco moral e responsabilidade pública.
  • José Roberto
    05/04/2023
    O \"M\", \"Pra cima Tarciso\" e o \"Marco\" votaram em um candidato a governador CARIOCA no estado de São Paulo vai esperar o que dessa gente?!
  • Vinicius Brahemcha
    05/04/2023
    O que mais me preocupa nos planos do governador Tarcísio é que ele replica, no estado de São Paulo, a política de segurança do Rio de Janeiro, de onde ele veio e onde sempre morou. E todo mundo sabe que a segurança no Rio de Janeiro é muito ruim. O PSDB saiu do Palácio dos Bandeirantes, mas a Polícia Civil continua com desfalque de efetivo sem precedentes enquanto o governo anuncia mais armas, mais armas, mais armas. Não adianta armar a Polícia Militar até os dentes se não tivermos investigadores, escrivãos, funcionários que lidam comas causas da violência e não só com os sintomas. Quero estar errado, mas o governo Tarcísio vai entregar um estado mais violento pra uma população que já sofre com esse tema.
  • Marco
    05/04/2023
    Fez muito mais do que você que só chora e esperneia!
  • Pra cima Tarciso
    04/04/2023
    Agora todos os anti desenvolvimento e a favor da desgraça do país, vão fazer de tudo para criticar e tentar difamar o nosso competente governador . Acho melhor irem trabalhar e apoiar que quer trabalhar. Discurso incompentente de esquerdista . Pra frente Tarciso ! Os esquerdistas foram pular carnaval , enquanto nosso governador foi trabalhar em a tragédia de São Sebastião . Em frente governador ! Foca nos investimentos e gestão que sua competência é muito maior do que os que só criticam.
  • M
    04/04/2023
    QUANTA DESINFORMAÇÃO! É NOTÓRIA SUA NARRATIVA ESQUERDISTA!! GUILHERME, VOCÊ, APESAR DE TER SIDO ELEITO, DEMONSTRA NÃO SABER NADA DO QUE DIZ, NÃO ENTENDE NADA DE POLÍTICA E PREFERE DESINFORMAR A POPULAÇÃO A FIM DE DESESTABILIZAR UM GOVERNO QUE COMEÇOU MUITO BEM!! MAS É CLARO... É DO PSOL... SÓ PODIA. E A VOCÊS DO \"O VALE\", POR FAVOR, BUSQUEM MATÉRIAS QUE TRAGAM INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO.