CONTRADIÇÕES

Marcos do Val afirma que agiu para vingar Bolsonaro de Moraes

'Não tinha golpe de Estado nem nada. Tinha falado: 'Bolsonaro, vou usar aquela reunião para fazer uma ação para te vingar porque ele [Moraes] quer te prender'', disse.

30/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Folhapress

Reprodução/Marcos Do Val/Facebook

Marcos do Val é investigado pelos crimes de falso testemunho e denunciação caluniosa.
Marcos do Val é investigado pelos crimes de falso testemunho e denunciação caluniosa.

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) admitiu nesta quinta-feira (30) que forjou a história sobre a tentativa de golpe de Estado para tentar afastar o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes da investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Não tinha golpe de Estado nem nada. Tinha falado: 'Bolsonaro, vou usar aquela reunião para fazer uma ação para te vingar porque ele [Moraes] quer te prender'", disse o senador a apoiadores em vídeo gravado pelo portal Metrópoles.

"Como ele é o relator do ato antidemocrático, quando eu coloquei ele para dentro do processo, ele não pode continuar ser o relator. Tem que ser outro", continuou.

Em fevereiro, o senador deu versões diferentes sobre a reunião com Bolsonaro e o suposto plano de gravar o ministro do Supremo para reverter o resultado das eleições de 2022.

Primeiro, fez uma transmissão ao vivo pelas redes sociais na qual afirmou que Bolsonaro tentou coagi-lo a "dar um golpe de Estado junto com ele".

Horas depois, o senador recuou da acusação direta e disse que Bolsonaro "só ouviu" o plano do ex-deputado federal Daniel Silveira e afirmou que iria pensar a respeito. Horas depois, recuou da acusação direta e disse que Bolsonaro "só ouviu" o plano do ex-deputado federal Daniel Silveira e afirmou que iria pensar a respeito.

A ideia era gravar uma conversa com Moraes, na tentativa de captar algo comprometedor que pudesse invalidar o resultado das eleições. Na ocasião, Moraes afirmou que o complô relatado foi uma "tentativa Tabajara" de golpe. O senador disse que renunciaria ao cargo, mas mudou versão várias vezes.

Marcos do Val é investigado pelos crimes de falso testemunho e denunciação caluniosa. O próprio Moraes pediu a apuração após as declarações conflitantes.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • FERNANDO MARRA
    30/03/2023
    como um cara desses pode ser senador da república???? Meu Deus, nosso legislativo sempre foi ruim mas atualmente o nível está péssimo