Exterior

Pedro Castillo é detido após tentativa de golpe, diz imprensa peruana

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi detido nesta quarta-feira (7) após ordenar a dissolução do Parlamento.

07/12/2022 | Tempo de leitura: 1 min
Folhapress

Redes sociais

Pedro Castillo é detido após tentativa de golpe, diz imprensa peruana
Pedro Castillo é detido após tentativa de golpe, diz imprensa peruana

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi detido nesta quarta-feira (7) após ordenar a dissolução do Parlamento. A determinação é prerrogativa do chefe do Executivo mas é vista pela oposição e pela imprensa peruana como uma tentativa de golpe de Estado.

Segundo o jornal La Republica, Castillo deixou o Palácio de Governo, em Lima, e, detido por agentes de sua escolta, foi conduzido por policiais até uma delegacia na capital peruana.

O jornal El Comercio afirma que o presidente, a primeira-dama, Lilia Paredes, e outros membros da família foram vistos reunindo pertences e malas antes da detenção ?indicação de que ele pretendia deixar a capital.

O Congresso do Peru ignorou a ordem de Castillo para dissolver o Parlamento e aprovou a moção de vacância do político populista ?a terceira movida contra o presidente, que vive uma crise com o Parlamento desde que assumiu o governo.

O presidente da Casa convocou a vice, Dina Boluarte, para tomar posse como presidente jjá na tarde desta quarta. A moção de vacância, uma espécie de impeachment, foi aprovada com 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções. Eram necessários 87 votos para a aprovação.

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Lee Sant´ ana
    07/12/2022
    NADA COMO MORAR EM UM PAÍS SÉRIO HEMMMMMMM !!!!!! QUE DIFERENÇA ENTRE OS POLITICOS PERUANOS E OS MAUS CARATER BRASILEIROS !!!!!!!
  • Lee Sant´ ana
    07/12/2022
    SE AQUI NO BRASIL FOSSEMOS SERIOS HEMMMMMMMMMMM !!!!!!!! O BOZO E A SUA TRUPE GOLPISTA ESTARIAM NO XILINDRÔÔÔ FAZ TEMPO !!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
  • Geraldo Gomes
    07/12/2022
    Não existe mais isso de golpe na América Latina como era antigamente, nem golpe de direita, nem de esquerda, de militares, nem de ninguém. Chega de bananices, chega de caudilhices, chega de ditaduras