RMVALE

Conselho da RMVale aguarda reunião com Tarcísio para traçar planos para a região

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Prefeitos da RMVale em reunião no Palácio dos Bandeirantes durante a pandemia
Prefeitos da RMVale em reunião no Palácio dos Bandeirantes durante a pandemia

Representantes do Conselho de Desenvolvimento da RMVale e prefeitos da região devem ter um encontro com o governador e vice eleitos para comandar o estado de São Paulo a partir de 2023, respectivamente Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Felicio Ramuth (PSD).

O encontro deve ocorrer ainda durante o período de transição, antes da posse de Tarcísio e Felicio, prevista para 1º de janeiro de 2023.

Segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMVale, Alexandre de Siqueira Braga, o Lê Braga (PSDB), também prefeito de São José do Barreiro, o encontro servirá como primeira reunião de trabalho com o novo governo para “definir diretrizes”.

“Tivemos uma conversa com o Tarcísio antes da eleição e agora teremos outra antes da posse. Teremos outras reuniões de trabalho para definir diretrizes de como vai ser o apoio para a RMVale”, disse Lê Braga.

Entre as prioridades da região, na avaliação de Lê Braga, estão a continuidade das obras assumidas pelo atual governo, como a construção do Hospital Regional do Vale Histórico, em Cruzeiro, e a ampliação do Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba. “São obras importantes para melhorar a saúde na região”, disse o presidente da RMVale.

Também a segurança pública será um dos temas da conversa, em razão de o Vale manter-se, desde 2010, na liderança da violência no estado.

“Segurança é sempre uma preocupação. Estamos finalizando o processo para adquirir as câmeras das 17 cidades do Vale Histórico e do Vale da Fé, em parceria com governo estadual. Para ampliar esse videomonitora e trazer inteligência para as polícias combaterem o crime organizado.”

Outra proposta que será defendida pela RMVale é o projeto do Trem Intercidades, promessa do governo estadual que ainda não saiu do papel. A ideia é ligar a Região Metropolitana de São Paulo à RMVale por meio de um trem de passageiros, que pode impulsionar o turismo.

“O Trem Intercidades seria uma grande oportunidade e faria a ligação do Vale com a capital. Também temos o aeroporto privatizado que foi inaugurado em Guaratinguetá. O trem possibilitaria um aumento de turistas e pessoas utilizando o transporte ferroviário. Ganhariam o turismo e o comércio”, disse Lê Braga.

Para o prefeito da região, Tarcísio e Felicio terão pela frente uma fase de transição amigável com a equipe do governador Rodrigo Garcia (PSDB), que deixa o cargo no final do ano. Ele espera que o governo mantenha o diálogo aberto com o Vale.

“A presença de Felicio vai manter a porta aberta para a gente e teremos uma boa ligação. O novo governo tem tudo para dar certo, mediante o cenário criado pelo atual governo. O estado está bem organizado, é forte e robusto. Se tiver empenho, Tarcísio vai fazer bom trabalho.”

Lê Braga também ressaltou que, por ter sido prefeito, Felicio pode facilitar o entendimento com a região.

“Ele já sofreu numa prefeitura e tem a visão municipalista, de que as coisas acontecem nos municípios. Espero que possa ajudar Tarcisio a trabalhar e manter os municípios fortes e bem alinhados, para que possam entregar os serviços.”

Comentários

Comentários