Júri condena homem por tentar matar irmã e cunhado em Jundiaí
O Tribunal do Júri de Jundiaí condenou um homem a 15 anos, 8 meses e 13 dias de prisão, em regime inicial fechado, por tentativa de feminicídio contra a própria irmã e tentativa de homicídio qualificado contra o cunhado. O julgamento foi realizado no último dia 11 de junho e teve um aspecto simbólico: o Conselho de Sentença foi composto exclusivamente por mulheres.
O crime ocorreu em setembro de 2025, no bairro Tarumã. De acordo com a denúncia, o réu, motivado por ciúmes e desavenças familiares, iniciou uma discussão com familiares.
Durante o desentendimento, ele chegou a ameaçar o casal com um canivete. Após deixar o local, retornou pouco tempo depois dirigindo um veículo e avançou intencionalmente contra as vítimas. Segundo os autos, o acusado atingiu o casal duas vezes, chegando a invadir o quintal da residência.
A ação foi interrompida pela Guarda Municipal, que presenciou os fatos e realizou a prisão em flagrante. As vítimas sobreviveram ao ataque e sofreram ferimentos leves.
Os jurados reconheceram a tentativa de feminicídio, a tentativa de homicídio qualificado, o motivo fútil e o uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. A Justiça também determinou a execução imediata da pena e manteve a prisão do condenado, que não poderá recorrer em liberdade.
Para o Tribunal do Júri, a condenação reforça o compromisso das instituições no enfrentamento à violência doméstica e na responsabilização de autores de crimes contra a mulher.
O MP recorreu por conta da ausência de indenização fixada em favor das vítimas e também vai recorrer da pena fixada, para que seja aumentada. O réu recorreu da condenação por meio da Defensoria Pública.