31 de janeiro de 2026
ALGEMADO

Bandido do Comando Vermelho tenta fugir de delegacia em Jundiaí

Por Fábio Estevam | Polícia
| Tempo de leitura: 2 min
JORNAL DE JUNDIAÍ
Os PMs prenderam o criminoso, que voltou para a cadeia

Um ladrão condenado a mais de 13 anos de prisão por roubo no estado do Rio Grande do Norte e que estava evadido do sistema prisional foi capturado por policiais militares no bairro Santa Gertrudes, em Jundiaí, nesta quinta-feira (29). A prisão ocorreu por acaso, durante o atendimento de uma ocorrência de violência doméstica. Faccionado ao Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, o criminoso é considerado perigoso e chegou a tentar fugir mesmo estando algemado dentro da delegacia.

A Polícia Militar foi acionada por vizinhos da companheira do suspeito, que ouviram pedidos de socorro. Ao chegarem ao local, porém, a mulher afirmou que não estava sendo agredida e que havia ocorrido apenas uma discussão com o companheiro. Questionado, o homem confirmou a versão apresentada por ela.

A narrativa, no entanto, começou a levantar suspeitas quando os policiais solicitaram os documentos do indivíduo. Inicialmente, ele afirmou ter vindo da Paraíba e disse não portar documentos. Em seguida, mudou a versão, alegando ser natural do Rio Grande do Norte.

Diante das contradições, os PMs acionaram o setor de inteligência, que constatou que o nome informado pelo suspeito pertencia, na verdade, ao irmão dele. Após a correta identificação, foi verificado que se tratava de um criminoso condenado, com mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, por evasão do sistema prisional.

Segundo apurado, o homem havia rompido a tornozeleira eletrônica após receber o benefício da saída temporária de Natal e fugido para Jundiaí, passando desde então a ser procurado pelas autoridades. Ele é apontado como integrante do Comando Vermelho e considerado de perigoso.

Com a confirmação de que o companheiro retornaria ao sistema prisional, a mulher perdeu o medo e passou a relatar as agressões, exibindo inclusive hematomas pelo corpo, compatíveis com violência doméstica.

O criminoso foi conduzido ao Plantão Policial, onde tentou fugir mesmo estando algemado. Durante a tentativa de evasão, ele agrediu um policial e correu para fora da delegacia, sendo perseguido e contido por policiais militares e civis.