02 de fevereiro de 2026
OPINIÃO

A cidade é uma festa


| Tempo de leitura: 2 min

A magnífica Festa da Uva pontua-se pelo trabalho de uma administração municipal, por excelência. Visitantes de todo o País e muitos de nossa terra estão conhecendo uma cidade de primores e natureza jamais vistos. Uma cidade de muitos sabores e amores. Da história da imigração italiana às tradições trazidas não só pelos italianos,descobre-se uma terra cheia de encantos da vida.  Para quem aprecia a preservação da memória cultural da cidade encontra nos museus, prédios antigos, no complexo da Fepasa grande parte da sua história.

A modernidade está nos grandes shoppings, no transformador Sesc, na saúde do AME e UPAs e Hospital Regional. Para quem gosta de passeios, ar livre, banhos de sol, natureza seduzem-se com os parques, o exuberante e cativante Jardim Botânico, o mágico Mundo das Crianças e o extremo lazer do Parque da Cidade. Divirtam-se com a trilha da Biquinha, Mirante e Paraíso, a Pedra da Baleia e a bucólica Fazenda de Guaxinduva e bela Cachoeira de Morangaba.

Para quem procura gastronomia, as Rotas Turísticas oferecem espaços com primoroso cardápio recheado de especiarias da nossa comida típica caseira. As paisagens naturais dos restaurantes, pesqueiros e do próprio trajeto são sempre um atrativo a mais. Somam-se às diversas possibilidades para que os visitantes possam tirar o sapato e sentir a terra a seus pés.  A rota da Terra Nova é um lugar cheio de prazeres do campo. Tem ainda a rota do Castanho, com muita cultura e gastronomia, tudo temperado com muita tradição do bem comer. Acompanhe a rota da Cultura Italiana, toda simplicidade do campo e os sabores especiais da gastronomia italiana. Outra rota imperdível, a do Vinho. Cada tradição das famílias que fazem parte da rota do Vinho é única, assim como seus vinhos e outras bebidas artesanais. 

A Rota da Uva comprova por que a cidade foi alcunhada de Terra da Uva. Compra de frutas, legumes e verduras frescas são encontrados in natura. Seus morangos e uvas são de plantio próprio, vindo de uma cultura familiar, de pai para filho. Encanto e beleza formam um cenário maravilhoso de natureza, tornando-se emocionante e inesquecível. O Circuito das Frutas mostra um lado intenso de prazeres da cidade. Em meio a tantas opções, os atrativos rurais recebem enorme destaque. O dia a dia do campo, as tradições, a culinária e as frutas frescas, colhidas diretos do pé, são alguns dos atrativos cercados pela hospitalidade, tão característica desta gente. Nossos bairros bucólicos Caxambu, Colônia, Toca, Roseira, Terra Nova, Traviú, Santa Clara, Corrupira, Poste, Castanho e adjacências compõem um distrito de inigualável  beleza e encantamento. A uva in natura, os vinhos artesanais, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos, as massas grano duro são especiarias e quitutes que fazem os melhores sabores da vida.   Podemos afirmar que a Rota de Jundiaí é uma rota de cores, paisagens e sabores indescritíveis. Desfrute estes primores, que tais não se encontram mais, nesta insensata correria da vida moderna. Festejemos a Vida!

Guaraci Alvarenga é advogado