O papa Leão 14 se reunirá no próximo sábado (24) com o CEO da Vale, Gustavo Pimenta. Estarão também presentes no encontro os presidentes da PLS e da Sigma Lithium, duas mineradoras de lítio com operação e projetos no Brasil, além de outros líderes de empresas do setor que atuam na América Latina.
Entre os principais temas a serem discutidos por eles estão a transição energética e outras questões socioambientais. A reportagem apurou que o encontro foi proposto ainda quando o papa Francisco estava vivo, mas complicações de saúde do então líder religioso afetaram a agenda.
Antes do encontro, executivos das mineradoras participarão de um evento no próprio Vaticano sobre o setor.
A Vale é a maior mineradora do Brasil. Com foco sobretudo em minério de ferro, a empresa também extrai cobre e níquel no país, além de ter atuação no Canadá e na Indonésia.
Já a Sigma Lithium, que estará representada pela presidente Ana Cabral, é a maior do setor de lítio no país, ainda que tenha enfrentado crises financeiras nos últimos anos. Como a Folha mostrou na semana passada, o governo federal suspendeu as principais pilhas de rejeito e estéril da empresa.
A PLS, por sua vez, será representada por seu CEO global, o australiano Dale Henderson. A empresa é uma das maiores do mundo na extração de lítio e pretende começar suas operações no Brasil no ano que vem.