12 de dezembro de 2025
TRANSPARÊNCIA

Rede VOA recebe Selo de Certificação ESG para seus 16 aeroportos

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Todos os 16 aeroportos administrados pela VOA foram contemplados pela certificação

A Rede VOA recebeu nesta quinta-feira (11) o Certificado de Conformidade com os Padrões GRI e da ABNT PR 2030, tendo sido submetida aos critérios estabelecidos no Programa ESG – DFD e obtendo a pontuação correspondente à Categoria OURO. A certificação, referente ao ano de 2024, reforça o compromisso exemplar da concessionária com a transparência e responsabilidade em comunicar de forma clara e abrangente seu desempenho nas áreas ambiental, social e de governança, consolidando sua posição como referência na busca por um modelo de negócios sustentável e socialmente responsável.

“Este documento reafirma o compromisso da Rede VOA com a transparência, a responsabilidade corporativa e a criação de valor sustentável para todos os nossos públicos de relacionamento. O exercício de 2024 foi marcado por importantes avanços na consolidação de uma gestão pautada nos princípios ESG (Environmental, Social and Governance), reforçando nossa prioridade em integrar a sustentabilidade à estratégia de negócios”, afirma o CEO da Rede VOA, Marcel Moure.

Todos os 16 aeroportos administrados pela VOA foram contemplados pela certificação, que leva em consideração quesitos como uso consciente da água, energia, efluentes, emissões, compromisso com pautas sociais e outros. A política de compensação de carbono, pela qual a concessionária já recebeu créditos correspondentes a dois aeroportos, também foi um fator determinante para a obtenção do nível OURO do certificado.

“Buscamos continuamente a excelência operacional e a eficiência dos processos, com ênfase na internacionalização dos aeroportos da nossa rede, alinhando nossas práticas aos mais elevados padrões globais do setor aeroportuário. A Rede VOA seguirá sendo agente público-privado da mobilidade, estruturando um modelo de concessão que combina eficiência econômica, sustentabilidade ambiental e impacto social positivo. Com espírito de entrega, vocação transformadora e compromisso com a sociedade, seguimos construindo um novo horizonte para a aviação regional no Brasil”, completa.

O selo ESG DFD tem por princípio a evolução e a divulgação das melhores práticas em ESG. Dessa forma, o resultado das consultorias das empresas será classificado com base no seu desempenho em função da evolução e aprimoramento de suas condições nos aspectos ambientais, responsabilidade social e de governança.

Fruto do resultado final da consultoria, são computadas as pontuações de acordo com a maturidade da empresa findado o processo de análise, mediante padrões GRI e da ABNT PR 2030, sob à ótica ESG. Com esses princípios, a empresa (CNPJ) submetida à consultoria poderá ser classificada em uma de 3 (três) categorias: Bronze, Prata e Ouro, seguindo as normas estabelecidas no Regulamento do Selo ESG DFD.