13 de dezembro de 2025
PELA ORDEM

Crítica com firmeza

Por |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Mariana cobrou colegas do PL na bancada a repudiar as as falas do prefeito

Em sessão realizada nesta terça-feira (28), a vereadora Mariana Janeiro (PT) criticou o prefeito de Campo Limpo Paulista, Adeildo Nogueira (PL), pelas falas, em live, contra uma munícipe que trata de câncer de mama. A parlamentar considerou a atitude uma extrema falta de respeito, principalmente pelo fato de estarmos em pleno outubro rosa. Na última semana, Adeildo chamou a munícipe, declaradamente oposição ao governo, de "calvinha do esquema" - em alusão à perda de cabelos decorrente da quimioterapia. A atitude foi repercutida em todo o Brasil.

Governador em Brasília

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve em Brasília para se reunir com autoridades do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e STF (Supremo Tribunal Federal). Dentre os assuntos, Tarcísio deve tratar sobre uma ação movida pelo Estado de São Paulo envolvendo a Rodopetro Distribuidora de Petróleo. A empresa conseguiu uma liminar para suspender o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e agora o governo paulista pede a retomada da cobrança do imposto.

Nova tentativa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, de modo virtual, entre os dias 7 e 14 de novembro, o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia. Na mesma sessão virtual deverão ser julgados os recursos de outros seis réus, todos antigos aliados do ex-presidente e que foram considerados o núcleo principal de uma tentativa de golpe de Estado que tentou manter Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022.

Bom dia, Servidor

Os funcionários do Departamento de Águas e Esgotos (DAE) participaram de mais uma edição do programa Bom Dia Servidor, iniciativa que promove o diálogo direto entre os servidores e a administração municipal. No encontro, foram lidos e respondidos elogios e sugestões enviados previamente pelos servidores. “Este é um momento de escuta, de diálogo. A cada mês, vamos reunir grupos diferentes de servidores para ouvir suas ideias”, comentou o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli.

Chuvas à vista

O vereador Cristiano Lopes (PP) voltou a alertar a administração municipal para tomar atitudes preventivas e evitar ocorrências mais graves durante o período de chuvas. Cristiano cobrou manutenção, limpeza e desassoreamento dos rios urgentemente.

Ação no Rio e campanha 

A operação da polícia fluminense contra o Comando Vermelho, deflagrada ontem (28), com 64 mortes, escancara uma politização do tema da segurança pública que verá o assunto como candidato a prioridade dos rivais na campanha presidencial de 2026. Não faltaram farpas entre o governo federal e estadual.