07 de dezembro de 2025
400 METROS

Jundiaiense Thomaz Ruan é vice-campeão no Mundial Paralímpico

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 2 min
ALESSANDRA CABRAL/CPB
'O ciclo acabou de começar', comemorou Thomaz com a medalha de prata no peito

O atleta jundiaiense Thomaz Ruan de Moraes, de 24 anos, "cria" do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), conquistou a medalha de prata na prova dos 400 metros rasos do Mundial Paralímpico de Atletismo, em Nova Déli, na Índia.

Thomaz competiu na categoria T47, para atletas com deficiência nos membros superiores, e completou o percurso em 47s90. O atleta de Jundiaí ficou atrás apenas do marroquino Aymane El Haddaoui, dono do ouro e do recorde mundial da prova, que fez o tempo de 47s14. Completou o pódio, na 3ª colocação, o sul-africano Collen Mahlalela, em 48s04.

Nas eliminatórias, o jundiaiense havia terminado o percurso na 3ª colocação, com 50s18, avançando à final.

100 METROS

Antes de se consagrar vice-campeão mundial pela segunda vez, Thomaz competiu, nos 100 metros na pista de Nova Déli. A prova aconteceu na última segunda-feira e o jundiaiense ficou entre os quatro melhores do mundo na sua categoria. Com o tempo de 10s82, ele ficou atrás do marroquino Ayamane El Haddaoui (3º colocado), do chinês Shi Kangjun (2º colocado) e do brasileiro Petrúcio Ferreira, pentacampeão mundial.

"SÓ O COMEÇO"

"O ciclo acabou de começar", comemorou Thomaz com a medalha de prata no peito. Ele agradeceu o apoio da sua família, da namorada, do treinador e companheiros de equipe e de todos que torceram por ele. "Isso é por vocês. Estamos só começando", completou.

O ATLETA

Thomaz nasceu com má-formação no braço direito. Conheceu o esporte paralímpico por meio de um amigo da sua mãe, que o encaminhou para o Peama Jundiaí. Lá, iniciou no atletismo. Entre suas maiores conquistas nas pistas estão: bronze nos 400m nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024; prata nos 400m nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020; prata nos 400m no Mundial Dubai 2019; ouro no salto em distância, nos 100m e nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de 2017, em São Paulo; prata no salto em distância e nos 400m no Mundial de Jovens de Atletismo em Nottwill, em 2017.