O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, comparou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, nos Estados Unidos, à tentativa de golpe de Estado no Brasil no dia 8 de janeiro de 2023. Ele criticou a articulação do deputado junto à Casa Branca para prejudicá-lo e conseguir anistia para o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.“O modus operandi golpista é o mesmo. Antes, acampamentos na frente dos quartéis, invasão na Praça dos Três Poderes. Para que houvesse, como mais de 500 réus confessaram, a convocação de GLO [Garantia da Lei e da Ordem] e as Forças Armadas, gerando uma comoção nacional e a possibilidade do golpe”, disse o ministro nesta sexta-feira (1º), na sessão de abertura do Supremo Tribunal Federal (STF) após o recesso. “O modus operandi é o mesmo. Incentivo à taxação ao Brasil, incentivo à crise econômica, que gera crise social, que gera crise política. Para que novamente haja instabilidade social e a possibilidade de um novo ataque golpista”, acrescentou.
Cuidados com a saúde
O governador Tarcísio de Freitas realizará um procedimento de radioablação por ultrassonografia de tireoide na tarde do próximo domingo (3), no Hospital Albert Einstein, com alta prevista para o mesmo dia e não irá participar do ato pró-Bolsonaro, em SP. Na segunda-feira (4), o governador cumprirá agenda interna em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes.
Doação
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a doação de bens à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade. Entre os itens doados estão um veículo Volkswagen Saveiro modelo 2023 e quatro aparelhos de ar-condicionado. A doação fortalece o atendimento do Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. Os bens serão usados nas atividades da instituição, que atua sem fins lucrativos em Jundiaí. As especificações técnicas e documentos fiscais integram o processo administrativo.
Isenção
Aposentados e pensionistas residentes em Várzea Paulista podem realizar o cadastro para a análise do benefício de isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Os pedidos aprovados têm validade de dois anos. Para solicitar o benefício, é necessário ir até o Facilita, na rua João Póvoa, 97, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8h30 às 16h30. A lista de documentos necessários está no site da Prefeitura.
Elogios do Presidente
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, iniciou, nesta sexta-feira (1º), a primeira sessão plenária da corte, após o recesso de julho, com um discurso de apoio ao colega de toga, o ministro Alexandre de Moraes. “Nem todos compreendem os riscos que o país correu e a importância de uma atuação firme e rigorosa, sempre dentro do devido processo legal”, disse ele referindo-se ao trabalho do colega na Corte.