13 de dezembro de 2025
ELITE

GM de Itatiba participa de treinamento inédito com agentes Swat

Por Redação | Prefeitura de Itatiba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Itatiba
GM's da Romu de Itatiba tiveram cinco dias de treinamento intenso com agentes da polícia de elite nos Estados Unidos

Seis membros da Guarda Municipal (GM) – da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Itatiba – participaram de treinamento realizado com agentes da polícia estadunidense Swat. O curso foi aplicado entre os dias 15 e 20 de julho em Avaré, município paulista a cerca de 3h de Itatiba.

A sigla Swat é de Special Weapons and Tactics, sendo Armas e Táticas Especiais, unidades de polícia de elite nos Estados Unidos conhecidas por sua atuação em situações de alto risco. Segundo o secretário da pasta, Luís Antonio Henrique Pereira, os GM’s que participaram da ação, integrantes da equipe das Rondas Ostensivas Municipais (Romu), estão prontos para serem multiplicadores do conhecimento adquirido no próximo Estágio de Qualificação da GM.

O treinamento avançado, tático, especializado em aplicação da lei, por intermédio da Team Six Brasil, foi com instrutores norte-americanos da ativa da Swat, dos Estados Unidos. São eles: Steve Harmon – comandante assistente; Ross Addeo – líder da equipe; e Sean Devanie – assistente do líder da Equipe Central Florida Metro Swat, que resultou em brevê do curso com certificado americano e brasileiro.

Conteúdo

O curso avançado teve como foco combates em ações que envolvam atiradores ativos, tipo de crime comum nos Estados Unidos. Nestas situações, o foco dos agressores não é a tomada de reféns, mas disparar a revelia contra qualquer pessoa que se encontre nos locais onde estão. O curso, com treinamento diário das 6h à meia-noite, foi focado na conduta de patrulha, técnicas de combate em ambientes confinados e resgate de feridos em ações com essa característica.

Aberto a todas as forças policiais, nível nacional e internacional, este treinamento contou ainda com a presença de profissionais de todo o Brasil, sendo Guardas Municipais e Polícias Militar e Civil, além de policiais de outros países sul-americanos, como Bolívia, Chile, Equador e Paraguai.