Meses após uma acirrada eleição municipal, o cenário político de Jundiaí passa por importantes mudanças e por uma nova etapa de organização partidária local e articulação estratégica para 2026. Nesse contexto, dois nomes relevantes na política da cidade se movimentaram e mudaram de sigla neste semestre.O vice-prefeito Ricardo Benassi deixou o NOVO e migrou para o PSD. Já o ex-presidente da Câmara, Antonio Carlos Albino, saiu do PL e é o novo nome forte do NOVO.
O PSD está em crescimento. Segundo o presidente local do partido, José Galvão Braga Campos, o Tico, é evidente o quanto o PSD se tornou atraente após as últimas eleições — ocasião em que a sigla formou a segunda maior bancada da Câmara Municipal, com três vereadores: Carla Basílio, Faouaz Taha e Daniel Lemos.
“Quando assumimos o PSD, o partido vinha de uma eleição muito modesta. Em 2020, não elegeu nenhum vereador e obteve apenas 882 votos. A partir daí, buscamos novas lideranças, montamos uma chapa completa e conquistamos mais de 27 mil votos nas últimas eleições, elegendo três vereadores”, avalia.
Ricardo Benassi também comentou sua mudança. “A decisão aconteceu após muita reflexão e conversas. Vale ressaltar que não houve qualquer mudança em relação ao meu trabalho e minha conduta como vice-prefeito e gestor de Governo e Finanças de Jundiaí. Aceitei o convite do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e minha prioridade continua sendo a luta pela responsabilidade fiscal, por um Estado mais enxuto e menos burocrático. Acredito que o PSD tenha capilaridade para viabilizar ações que beneficiem Jundiaí.”
Nome forte no PL e candidato a vice-prefeito nas últimas eleições, Antonio Carlos Albino agora assume a Coordenação Regional do NOVO. “O partido comunga das mesmas ideias que eu. É de direita, conservador nos costumes e liberal na economia, a favor da liberdade de expressão e contra a censura imposta no Brasil”, comenta.
Segundo ele, o partido está aberto a novas lideranças e filiados que compartilhem dos mesmos valores. “Queremos construir uma base sólida em Jundiaí e Região, e eleger mandatários que estejam alinhados com esse princípio”, afirma.