Por maioria de 4 a 1, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. Último a votar, o ministro Luiz Fux foi o único a discordar.Para Fux, a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) não apontaram “provas novas e concretas nos autos de qualquer tentativa de fuga empreendida ou planejada pelo ex-presidente”. Por esse motivo, impor medidas restritivas a Bolsonaro seria uma atitude desproporcional, votou o ministro. Em outro trecho, Fux reconhece pressões que tentam intimidar o Supremo, mas afirmou que o STF tem conseguido demonstrar de “forma inequívoca a sua independência e a sua impermeabilidade às pressões dos setores que manifestam desagrado com as suas decisões”. Os demais quatro ministros do colegiado - além do próprio Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia - votaram por manter as cautelares, diante do risco de fuga de Bolsonaro e para que ele interrompa o que seria uma tentativa de intimidar o Supremo Tribunal Federal a arquivar a ação penal sobre uma trama golpista da qual é réu.
Em Campo Limpo Paulista
O Governador Tarcisio de Freitas esteve, nesta terça-feira (22), na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) de Campo Limpo Paulista. O Chefe do Executivo Estadual compareceu para realizar o lançamento das obras do sistema de abastecimento de Água de Campo Limpo e Várzea Paulista.
Recusado
O presidente da Câmara, Hugo Motta, proibiu a realização de quaisquer reuniões de comissões da Casa desta terça-feira (22) até o dia 1º de agosto. O Ato do presidente foi publicado na terça-feira, ao mesmo tempo em que a Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), se preparava para iniciar uma reunião que votaria uma moção de solidariedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro.A tentativa frustrou os planos dos aliados de Bolsonaro que, desde a última sexta-feira (18), usa tornozeleira eletrônica e tem restrições determinadas pela Justiça.
Tarifaço
O tarifaço de 50% anunciado pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros pode resultar em redução momentânea de preços para alguns alimentos no mercado interno brasileiro. No entanto, se, por um lado, isso pode ser positivo para o consumidor, com uma inflação menor para os alimentos, por outro pode desestimular produtores – o que, também, seria prejudicial para o país, disse nesta terça-feira (22) o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.A afirmação foi feita durante o Bom Dia, Ministro, programa produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Segundo Dias, nesse contexto o desafio do governo é o de trabalhar para garantir preço adequado de alimentos ao consumidor e também ao produtor.
Trump volta a criticar Powell
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, renovou suas críticas ao chair do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), Jerome Powell, nesta terça-feira (22). Segundo o republicano, Powell mantém as taxas de juros norte-americanas muito altas e estará fora do cargo em oito meses.
"Acho que ele fez um mau trabalho, mas ele estará fora muito em breve", disse Trump durante reunião na Casa Branca com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. Trump defendeu que a taxa de juros americana caia para 1%. "Taxas deveriam ser 3 pontos mais baixas, talvez mais", afirmou em entrevista coletiva na Casa Branca.