13 de dezembro de 2025
ATLETISMO MASTERS

Com 100% de aproveitamento, jundiaienses dominam o Estadual

Por Luana Nascimbene |
| Tempo de leitura: 2 min
DIVULGAÇÃO
Emerson Dias Mendonça disputou três provas da categoria 35 a 39 anos

Os atletas Maria do Carmo Viana dos Santos e Emerson Dias Mendonça, do Time Jundiaí de Atletismo, conquistaram medalhas nas cinco provas em que participaram na 57ª edição do Campeonato Paulista de Atletismo Masters, realizada no último fim de semana, dias 12 e 13 de julho, no Centro Olímpico, em São Paulo.

Os jundiaienses voltaram para casa com dois ouros, duas pratas e um bronze. A competição reuniu mais de 400 atletas de diversas cidades paulistas e de outros estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O torneio é considerado uma prévia do Campeonato Brasileiro da categoria, previsto para setembro, também em São Paulo, e reúne atletas maiores de 30 anos.

Maria do Carmo, da categoria 60 a 64 anos, competiu nos 800 metros e ficou em 2º lugar, com o tempo de 3 minutos e 2 segundos. A vencedora foi Ana Luiza Garcez, de São Paulo, que bateu os recordes da competição paulista, brasileiro e sul-americano. Já no arremesso do peso, Maria foi campeã, com a marca de 6,87 metros.

A atleta de Jundiaí treina essa prova especialmente para competir nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), representando a cidade. Neste ano, finalizou a fase regional em 2º lugar, o que lhe garantiu o direito de disputar a final estadual em setembro. “Estou muito feliz com o resultado obtido. Devo isso ao meu treinador Robson Mian que sempre me orienta e dá dicas de como são as técnicas da prova. Daí, tento reproduzi-las, com as devidas correções, e os resultados vêm”, disse Maria.

Maria do Carmo 

Emerson Dias Mendonça disputou três provas da categoria 35 a 39 anos e também foi ao pódio em todas elas. Foi campeão no salto em distância, com 5,57 metros. No salto com vara, ficou com o vice-campeonato, ao ultrapassar o sarrafo a 3,56 metros. Já nos 100 metros rasos, conquistou o bronze, com o tempo de 11.59 segundos, marca que representa sua melhor performance pessoal na prova. “Foi surpreendente ter obtido essas conquistas. É a primeira vez que participo dessa competição e o prof. Mian me convidou para vir, pois disse que eu teria condições de disputar medalhas. No começo, nem acreditei nisso, mas vim. O nível forte dos demais concorrentes também fez com que eu me superasse e melhorasse minhas marcas também”, afirmou Emerson.

“São dois ótimos atletas que temos na equipe. Enquanto o Emerson chegou no ano passado, a Maria do Carmo já treina comigo há 18 anos e sempre teve uma história de muitas conquistas. Ela é, certamente, uma das mais vitoriosas atletas que temos na cidade. Já o Emerson, pela dedicação e comprometimento, pode seguir pelo mesmo caminho, se continuar se dedicando aos treinamentos”, destacou o treinador Robson Mian.

A próxima participação da equipe está marcada para os dias 16 e 17 de agosto, no Campeonato Estadual de Atletismo da categoria sub-20, que ocorrerá em São Bernardo do Campo.