15 de dezembro de 2025
PELA ORDEM

Observatório Social do Brasil (OSB) é reativado em Jundiaí

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Vice-prefeito Ricardo Benassi apoia o retorno do OSB

O Observatório Social do Brasil (OSB) foi reativado em Jundiaí, após ter suas atividades interrompidas durante a pandemia. A apresentação do novo grupo aconteceu no Paço Municipal, com a presença de gestores públicos. O OSB é uma organização formada por voluntários que atuam na fiscalização da administração pública, acompanhando licitações, compras e contratos para garantir maior transparência. Criado em Curitiba, o núcleo de Jundiaí foi fundado em 2016. Com a retomada, a entidade volta com uma nova estrutura, com o objetivo principal de contribuir para a justiça social e melhoria da gestão municipal. A atuação será próxima e contínua, com foco no controle social. A entidade conta com apoio da sociedade civil.


Acordo comercial
O bloco econômico Mercosul concluiu as negociações de um acordo comercial com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), integrada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. O anúncio da conclusão das negociações, que começaram em 2017, foi feito durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires.O Mercosul é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia - que está em processo de adesão.

Justiça Tributária
Organizações sociais, movimentos populares, entidades estudantis e da sociedade civil lançaram uma carta defendendo, entre outros pontos, maior justiça tributária no país, com maior taxação dos super-ricos, fim dos supersalários no Judiciário e revisão das renúncias fiscais. Assinado por mais de 70 entidades, o documento defende a isenção do imposto de renda de quem ganha até R$ 5 mil por mês com a cobrança de mais impostos de quem ganha mensalmente mais de R$50 mil. Um plebiscito popular sobre o tema também foi lançado.

Entre a civilização e a barbárie 
Marina Silva classificou como "disputa entre civilização e barbárie" os ataques machistas sofridos por ela em uma sessão no Congresso Nacional. A ministra do Meio Ambiente disse que o episódio foi uma "violência política de gênero". A ministra afirmou que “infelizmente, uma parte da humanidade está indo pelo caminho da barbárie. Quem defende a civilização, independentemente de ser progressista ou conservador, tem que se posicionar do lado daquilo que mantém valores que são fundamentais, como justiça, liberdade, solidariedade e amor pela vida.”

Assistência Social 
Terminou ontem  (03) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Jundiaí, evento que reúne trabalhadores da rede socioassistencial, representantes do Poder Público, entidades da sociedade civil e, principalmente, usuários da política de assistência. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência celebra as duas décadas do Sistema Único de Assistência Social e promove o debate sobre os caminhos para seu fortalecimento nos próximos anos. Uma das reivindicações do setor é a manutenção de um percentual fixo no Orçamento municipal para o custeio da pasta.