O piloto jundiaiense Orlando Belmonte Jr, de 63 anos, vai representar a cidade em mais uma edição do Hill Climb Brasil, tradicional corrida de subida na montanha que reúne pilotos de todo país e carros lendários. Dessa vez, o palco do torneio será a avenida Isaura Roque Quércia, em Campinas, neste sábado (5), das 7h às 16h, com entrada gratuita.
A tradicional modalidade automobilística hill climb, também conhecida como subida de montanha ou speed hill climbing, terá sua primeira edição na cidade de Campinas e contará com um trajeto de 4,2 quilômetros. A corrida consiste em pilotos competindo contra o relógio em percursos de subida, sendo uma das vertentes mais antigas do automobilismo mundial. A primeira prova documentada ocorreu em La Turbie, próximo a Nice, na França, em 31 de janeiro de 1897. Já o evento mais longevo ainda realizado no mesmo trajeto é a subida de Shelsley Walsh, em Worcestershire, Inglaterra, ativa desde 1905.
JUNDIAÍ NA PISTA
No Brasil, o Hillclimb vem ganhando força nos últimos anos, com crescente adesão de pilotos e preparadores. E Jundiaí será representada mais uma vez pela equipe Asa Drag & Street, sob a preparação técnica de Peterson e pelo piloto Orlando Belmonte Jr, que foi vice-campeão das últimas duas temporadas.
O jundiaiense vai participar com seu carro histórico, um Fusca preto dos anos 70, da extinta Divisão 3, e promete brigar pelo pódio. Apaixonado por automobilismo, Belmonte compete desde os 19 anos de idade.
PROGRAMAÇÃO
7h: chegada dos veículos no box
7h30: fechamento da avenida
8h30: início das largadas
8h30 às 11h: subidas classificatórias
11h30: homenagens
12h: subida com Ford 1934
13h: subidas finais
17h: pódios e premiações
O evento será supervisionado pela Federação de Automobilismo de São Paulo e promete movimentar a cidade e atrair entusiastas do automobilismo.