“Algumas pessoas já me falaram que eu não preciso nem assinar para que elas saibam que o quadro é meu”. O estilo livre, intuitivo e autêntico da artista plástica jundiaiense Ana Goulart faz com que a jovem artista de apenas 28 anos já seja reconhecida internacionalmente, com obras expostas por todas as regiões do Brasil e pelo mundo, especialmente a Europa.
O amor pela pintura começou muito nova, desde que ela se lembra. “Eu posso dizer que foi uma fascinação, um refúgio, um encantamento, a minha alma pedia pra isso. Foi intuitivo. Minha mãe observou isso em mim e investiu. Me levou para escolas de arte, ateliês e museus, assim me desenvolvi, aprimorei e nunca paro de aprender”, conta.
Ana define seu estilo como livre, intuitivo e autêntico. “Após demonstrar paixão pela pintura, aprendi a desenhar e estudei o academicismo. Com essas técnicas unidas, um marchand da Europa definiu meu estilo como figurativo fantástico e eu gosto dessa expressão. Mas tenho um estilo de pintura impressionista e expressionista. Tenho minha identidade. Pinto através de quem sou, meus sonhos, intuição, minha observação do mundo ao meu redor, natureza e área urbana, alguns símbolos como ampulheta e xadrez, oceanos, emoções, jardins secretos e portais”, revela a artista.
A criança e adolescente tímida, que não se considerava uma aluna brilhante, mas sempre foi esforçada e adorava passar o tempo absorta nos livros, ressalta que todo o seu trabalho veio de muito esforço e dedicação. “Sempre entrego o meu melhor. É muito gratificante saber que o que faz alguém adquirir uma obra minha é porque causei sentimentos, às vezes uma memória afetiva, emoções ou até mesmo um momento que queira eternizar”.
Nesse mercado das artes, o contato e a rede de business é essencial. “Vou criando pontes, traçando meu mapa no caminho da vida, entrando em contato, selecionando e colocando meu nome, criando uma rede onde um puxa o outro e faz indicações. Além disso, tenho minha fé, tento iluminar meus caminhos. Se você estiver aberto, fazendo o bem e trabalhando com precisão, o universo se abre quando você está em movimento”, acredita a artista.
O tempo de preparo de uma obra é relativo. Depende do tamanho e estilo de imagem. As artes abstratas são mais rápidas, uma arte inspirada em uma foto, que é mais elaborada, leva mais tempo, mas a artista coloca seu estilo em todas as obras. Dessa forma, Ana já expôs em mais de 45 exposições, coletivas e individuais, em várias galerias pelo Brasil e mundo. Colecionadores e apreciadores fazem parte do grupo que possui uma obra na coleção e quem se deixou cativar, tem uma obra de Ana Goulart.
MOMENTO MARCANTE
Entre as mais de 45 exposições, Ana tem uma guardada em um local muito especial no coração. “Eu participei de uma exposição em Miami que aconteceu num momento que eu estava sem grandes expectativas, pois sempre me questionei onde eu iria me encaixar. Mas, quando percebi que não tenho que ser igual ao outro, tenho que ser eu mesma, isso abriu portas . Participei dessa exposição coletiva e ganhei um prêmio internacional. Ganhei um prêmio por votação pública de menção honrosa. Vi pessoas ficando surpresas por conta da minha idade e depois vi pessoas influentes comprando minhas obras e foi ali que eu pensei ‘esse é meu caminho, vou abraçar quem sou’. Sei que ainda não estou pronta, continuo me esforçando e aprimorando meu trabalho”, revela.
A pintura, assim como qualquer outro trabalho, precisa de dedicação. Para se inspirar, a artista mantém alguns hábitos. “Coloco uma música, entro em meu ateliê, acendo incensos, tenho a companhia do Saul (seu Pug de estimação), gosto de meditar, me conectar comigo mesma, olhar a natureza, mentalizar coisas boas e ser grata pela a vida , silenciar o barulho do mundo. Cuido da minha saúde física e mental. Dessa forma eu acolho minha criança interior”, conta.
Para projetos futuros, a artista tem muitos planos, nacionais e internacionais. Obras expostas em galerias, encomendas e algumas parcerias em vista. Todas as suas obras expostas estão à venda e as inéditas podem ser encomendadas. Com perseverança, fé e trabalho, Ana Goulart é prova que o importante é se dedicar e nunca desistir de sonhar.
Para conhecer o trabalho da artista e entrar em contato, basta acessar o Instagram @agoulartgarcia