20 de dezembro de 2025
RMJ

Parlamento Intermunicipal é oficializado e elege presidência

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Samuel Silva/JJ
Representantes do Legislativo das cidades da RMJ elegeram presidente do Parlamento

Os presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) se reuniram nesta segunda-feira (19) para oficializar o Parlamento Regional Intermunicipal (PRI), que deverá levar ao Governo do Estado as demandas em comum das sete cidades que compõem a região e também Itatiba. No encontro também foi definida a mesa diretora que será composta neste ano por Edicarlos Vieira, de Jundiaí, como presidente, David Bueno, de Itatiba, como vice, e Dr. Eliseu Notário, de Várzea Paulista, como secretário.

O presidente Edicarlos (União) considera que esta atuação em conjunto fortalece todas as cidades  é um trabalho feito lado a lado com os representantes do Legislativo da região. “É uma política horizontal, não vertical, onde alguém está acima. Temos o desafio de representar uma população de cerca de um milhão de habitantes”, disse. Ele lembra que os presidentes das Câmaras já estavam se reunindo periodicamente, sempre em uma cidade diferente, e que estão buscando solução para questões como mobilidade e saúde, que precisam ser avaliadas regionalmente.

Das reuniões anteriores, os chefes do Legislativo já haviam articulado Moções de Apelo para que o Hospital Regional atenda prioritariamente a população da RMJ, que foram aprovadas e seguem para o Governo do Estado. Atualmente, conforme mostrado na reportagem do Jornal de Jundiaí de domingo (18), 44% dos pacientes que passam por consultas ou internações no local não são da RMJ (Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Cabreúva e Jarinu) e Itatiba.

Os presidentes das Câmaras também já se uniram para pedir melhorias na Educação, ação que já deu resultados nas cidades de Itatiba e Jarinu, conforme informaram os presidentes das Câmaras durante a reunião.

Com o PRI, as demandas regionais serão organizadas e os documentos serão direcionados para o local onde estará o presidente do Parlamento. Neste primeiro ano, será em Jundiaí. Edicarlos ficará por um ano à frente do Parlamento e em 2026 quem assume é David Bueno (Solidariedade), tendo como vice Marcão Marchi (PSD), de Itupeva, e Rodrigo Santi (PL), de Cabreúva, como secretário. A presidência deverá ser passada sempre a uma cidade diferente, não podendo repetir o município até todos terem ocupado a mesa diretora.

Próximas ações
Agora o PRI deve se reunir no começo de junho para tratar sobre o transporte urbano entre os municípios e com os vereadores de todos os municípios. O ‘super’ encontro está previsto para ocorrer na Câmara de Itatiba, que tem um plenário com capacidade de acomodar os mais de 110 parlamentares que serão convidados para participar, além de assessores.

Outra medida que deve ser discutida é transformar Jundiaí como referência para serviços que atualmente são em Campinas, como Farmácia de Alto Custo. Com estas mudanças, a expectativa é que haja maior agilidade.