20 de julho de 2025
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FEBRE DO MOMENTO

Livros de colorir voltam à moda e conquistam todas as idades

Por Camila Bandeira |
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo pessoal
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Entre brinquedos e design a Bobbie Goods se firma como referência para todas as idades

Na segunda quinzena de fevereiro, a editora HarperCollins lançou no Brasil a série de livros de colorir Bobbie Goods, com ilustrações da americana Abbie Gouveia. Desde então, os cãezinhos, gatinhos e ursinhos da coleção ocupam o topo da lista dos mais vendidos do PublishNews, ao lado de títulos semelhantes como Cozy Time e Comfy Days, da ilustradora russa Aleksandra Bozhbova (Ciranda Cultural). O sucesso marca o retorno da febre dos livros de colorir, que fez história em 2015 com Jardim Secreto, de Johanna Basford.

Segundo dados do PublishNews, nove entre os 20 livros mais vendidos no Brasil em abril pertencem à categoria. No topo está Do Dia para a Noite, da família Bobbie Goods, reafirmando o apelo desse tipo de passatempo no cenário atual.

A psicóloga Carla Francesconi explica que, em tempos de hiperconectividade, cresce o desejo por experiências mais táteis e presenciais: “Neste momento de uma vida tão virtual e online, as pessoas estão demonstrando um desejo, ou eu diria quase uma necessidade, de uma vida mais offline, ‘ao vivo’ e menos virtual”. Para ela, os livros de colorir atendem a essa demanda: “Trazem uma vivência da arte, que sempre foi e será uma forma de expressão, comunicação e criatividade”. Francesconi ainda destaca os benefícios da prática para todas as idades, como relaxamento, estímulo sensorial e desenvolvimento de habilidades motoras e emocionais: “É muito positivo e saudável, inclusive para se fazer entre pais e filhos”.

Psicóloga Carla Francesconi

A experiência coletiva, segundo ela, também vem ganhando espaço: “Pintar junto virou uma onda, o que é importante principalmente no pós-pandemia, pois estimula convívio, vínculo e sociabilidade”. Francesconi ainda observa mudanças no comportamento dos adolescentes após a proibição do uso de celulares em escolas: “A grande maioria relata maior atenção, foco nos estudos e mais relacionamento com os amigos”.

Nataly Vidotti, dona de uma loja de artigos para presente, confirma o sucesso comercial da série: “As vendas dos Bobbie Goods aumentaram para o Dia das Mães; teve muita saída e as pessoas querem o pacote completo — o caderno com as canetas para colorir”. Mãe de Manuela, ela também vivencia o fenômeno em casa.

Manuela, sua filha, resume o encantamento: “Eu gosto de Bobbie Goods porque tem muitos detalhes, é bem bonito. Pinto com a minha mãe e minhas amigas. Uso caneta branca para fazer brilho, sombra, detalhes. Acho os personagens muito fofinhos”.

Karol Rabello, mãe do pequeno José, também encontrou nos livros uma forma de estreitar laços e aliviar o estresse do dia a dia: “Ele ganhou da minha irmã o livro, a gente acabou pintando um dia juntos e gostamos, tanto eu quanto ele”. Ela relata que o momento se tornou especial: “Usamos esse tempo para conversar sobre o dia, escolher cores e expressar a criatividade. Também uso a pintura para descansar a cabeça depois de dias difíceis”. Karol destaca ainda como a atividade tem ampliado o interesse do filho por outros hábitos offline, como a leitura: “Consegui mostrar a ele o quanto o livro físico pode ser legal”.

Do alívio do estresse à construção de vínculos, passando pelo prazer estético e a desconexão das telas, os livros de colorir, especialmente os da série Bobbie Goods,  voltaram com força total.