A Escola Estadual PEI “Sudário Ferreira”, localizada no Jardim Portinari, em Franca, passou por uma reforma, na última semana, onde foi realizado um grande projeto de pintura e grafite nos ambientes escolares, buscando melhorar o local para seus alunos.
O artista Lucas Cassarotti conta que a diretora da escola, Giane Talita, o encontrou por acaso pintando pelas ruas de Cristais Paulista e o convidou para a realização deste projeto. “Eles queriam que trouxesse a essência das matérias escolares. Que encaixasse em cada sala. Cheguei com a ideia de ser algo lúdico, onde os elementos se encaixariam de acordo com as salas e matérias onde ficam cada sala de aula.”, explicou.
A diretora Giane também explicou um pouco sobre como surgiu a ideia do projeto. Segundo ela, teria partido da devolutiva de 2024 da dirigente de ensino, que destacou a importância da implementação de salas e ambientes como estratégia pedagógica para melhorar o engajamento e o rendimento dos alunos. “Buscamos uma forma criativa de tornar os espaços mais significativos e acolhedores, o que motivou a realização do projeto de arte. Todo esse movimento só foi possível porque a escola recebeu uma verba específica destinada à pintura do prédio, repassada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.”, contou.
“Ao investir na estética, na participação estudantil e no significado de cada ambiente, a escola se fortalece como um espaço de pertencimento, respeito e valorização da criatividade.”, afirmou.
Segundo a diretora, suas expectativas foram superadas em relação ao resultado da iniciativa. A reação dos alunos teria comprovado a eficácia da intenção inicial. “Muitos (alunos) se mostraram surpresos e emocionados ao ver o resultado final, especialmente por terem participado ativamente do processo criativo junto ao artista. Houve um aumento perceptível no interesse em frequentar as salas e um novo senso de valorização pelo espaço escolar”, concluiu.