A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) divulgou na tarde desta terça-feira (25) a lista dos 500 estudantes selecionados para a segunda etapa do programa Prontos pro Mundo, iniciativa do Governo do Estado que beneficia alunos da rede pública com viagens de intercâmbio a países de língua inglesa. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas.
Na Região de Jundiaí, 16 estudantes de escolas estaduais foram selecionados e devem embarcar para Reino Unido, Canadá e Nova Zelândia no segundo semestre. O número é meior do que o registrado na primeira edição do Prontos pro Mundo, que aconteceu no ano passado e teve nove estudantes da região selecionados para o intercâmbio. O embarque começou no início deste ano.
Os selecionados são divididos em classificação geral e por município. Veja abaixo as listas dos estudantes, as escolas em que estudam e os países para onde vão:
Classificação geral
Classificação por município
A proposta da Seduc-SP é levar alunos de todas as regiões do estado para a viagem. Das 645 cidades do estado, em 318 delas há ao menos um aluno que cumpriu todos os requisitos de seleção, que incluem presença no curso preparatório de inglês e nas aulas regulares do Ensino Médio, aprovação na prova de inglês e boas notas no boletim bimestral.
Anualmente, a Educação deve levar 1mil alunos para estadias de três meses a países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. São 500 a cada semestre.
O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. O programa destinou àqueles com melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos mil alunos que viajarão a cada ano.
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos recebem também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.