05 de julho de 2025
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QUALIDADE DE VIDA

Jundiaí chega a 113 academias, com 17 abertas só no ano passado

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo pessoa - Nova Fitness
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Frequentadores em atividade em uma das academias de Jundiaí, evidenciando o aumento no interesse por saúde

Nos últimos anos, Jundiaí tem presenciado um crescimento no setor de academias. No ano passado, foram abertas 17 empresas do tipo na cidade e, em 2023, foram 12. Ao todo, o município tem hoje 113 academias. Esse aumento reflete uma tendência crescente entre os jundiaienses: o desejo de cuidar mais da saúde e do bem-estar.

A busca pela saúde tem se tornado uma prioridade para muitas pessoas, especialmente após os desafios impostos pela pandemia. A consciência sobre a importância de manter um estilo de vida ativo e saudável tem impulsionado essa procura por academias e atividades físicas.

Neia Tavares, proprietária e professora de uma academia em Jundiaí, comenta sobre essa mudança no comportamento dos moradores. Com 14 anos de experiência na cidade, Neia observa um aumento significativo na procura por atividades físicas, especialmente após a pandemia. "As pessoas estão mais conscientes da importância de cuidar do corpo, independentemente da situação financeira. Mesmo quem não tem condições de pagar por uma academia busca alternativas, como exercícios ao ar livre ou pelo YouTube", afirma.

Ela também aponta que os horários de maior movimento são pela manhã e no início da noite, momentos em que os frequentadores conseguem encaixar a prática de atividades físicas em suas rotinas diárias. A crescente demanda é um indicativo de que, para muitos, o cuidado com a saúde passou a ser prioridade.

Rafael Gomes, gerente de academia e professor em outras duas inauguradas na cidade, destaca que a lotação tem sido impulsionada também pelo aumento do número de adolescentes em busca de atividade física. "Antigamente, a faixa etária indicada para musculação era a partir dos 18 anos, mas hoje em dia muitos adolescentes já começam mais cedo. Com o aumento do interesse pelas redes sociais, eles buscam ter um corpo mais bonito”, afirma.

Além disso, ele atribui o aumento da demanda por academias ao crescimento das doenças relacionadas ao sedentarismo, como diabetes, obesidade e colesterol, que têm se tornado mais comuns, especialmente com o aumento do home office.