O Bosque dos Jequitibás, em Campinas, iniciou 2025 com novidades que prometem encantar os visitantes. Quatro filhotes de pavão (Pavo cristatus) e um de arara-canindé (Ara ararauna) nasceram no dia 1º de janeiro e já podem ser vistos nos recintos das respectivas espécies.
Os pavões são originários da Ásia, especialmente da Índia e Sri Lanka. Os machos são conhecidos por suas caudas exuberantes e coloridas, utilizadas durante o cortejo para atrair as fêmeas. Alimentam-se de insetos, sementes e frutas. O período de incubação dos ovos é de cerca de 28 dias, com a fêmea geralmente botando entre quatro e oito ovos.
A arara-canindé, também chamada de arara-de-barriga-amarela, é uma espécie emblemática do cerrado brasileiro. Sua plumagem azul no dorso e amarelo-dourado na região ventral é um de seus principais atrativos. A dieta inclui sementes, frutas e castanhas. As fêmeas normalmente botam de dois a três ovos, com incubação que dura aproximadamente 28 dias.
O Bosque dos Jequitibás está aberto de terça-feira a domingo, das 6h às 18h, com entrada gratuita. Localizado na Rua Cel. Quirino, 2, o espaço é um dos principais atrativos de Campinas para quem busca contato com a natureza.