Lençóis Paulista - O grupo M. Dias Branco, detentor de marcas como Zabet, Vitarella, Adria e Jasmine, anunciou nesta segunda-feira (6) o fechamento de sua unidade em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru), que funcionava na rua coronel Joaquim Anselmo Martins, nº 1439, Centro, e onde trabalhavam cerca de 500 colaboradores.
Em nota, a M. Dias Branco informou que realizou uma "reestruturação em sua unidade de Lençóis Paulista". "A Companhia segue investindo em novas tecnologias e modernizando suas unidades industriais e, como parte desse processo, as atividades de produção da fábrica de Lençóis Paulista serão transferidas para outras unidades, garantindo maior eficiência operacional, redução de custos e agilidade na entrega dos produtos, aumentando sua competitividade no mercado", declarou.
"Desde que a Companhia adquiriu a unidade de Lençóis Paulista, há mais de 20 anos, tem investido continuamente no desenvolvimento dos colaboradores, na manutenção da estrutura operacional, no lançamento de novos produtos, entre outras iniciativas, sempre ciente de sua responsabilidade social em relação ao Município e à comunidade. Essa iniciativa se insere no processo planejado de otimização da capacidade fabril da Companhia".
A empresa ressaltou, ainda, que reconhece a importância de seus colaboradores e está comprometida em minimizar os impactos da reestruturação. "A Companhia, inclusive, está em negociação com o sindicato para oferecer um pacote diferenciado de benefícios para os profissionais desligados. Sempre que possível, a M. Dias Branco buscou aproveitar o talento de sua equipe, oferecendo novas oportunidades de trabalho em outras unidades da organização", citou.
"Com essa reestruturação, a M. Dias Branco reafirma seu posicionamento como uma empresa preparada para enfrentar os desafios do mercado e oferecer produtos e serviços de alta qualidade aos seus clientes e consumidores".
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bauru e região, Antônio Carlos de Oliveira Matheus, o Pardal, informou que a unidade de Lençóis Paulista conta com cerca de 495 trabalhadores, a maioria do gênero feminino, com mais de 40 anos e média superior a 15 de trabalho na empresa. "Estamos negociando um plano de desligamento para além das verbas previstas em CLT e convenção coletiva de trabalho", declarou.
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.
A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar.
Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas.
Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.